Rio de Janeiro pode virar patrimônio da humanidade neste sábado

Começou no domingo (25) e segue até o dia 5 de julho, a 36ª Reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (36ª WHC), em São Petersburgo, capital da Rússia. Uma das candidaturas que serão apreciadas este ano é o Rio de Janeiro como ‘Paisagem Cultural da Humanidade’.A votação da candidatura brasileira está marcada para este sábado, 30 de junho.

Rio

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, integram a delegação brasileira que vai defender a cidade na reunião. O Rio de Janeiro é a primeira cidade do mundo a se candidatar a Patrimônio Mundial como paisagem cultural urbana.

Compõem atualmente o Comitê do Patrimônio Mundial as delegações da Argélia, Camboja, Colômbia, Estônia, Etiópia, França, Alemanha, Índia, Iraque, Japão, Malásia, Mali, México, Qatar, Rússia, Senegal, Sérvia, África do Sul, Suíça, Tailândia e Emirados Árabes Unidos.

Candidatura do Rio

O Iphan trabalha na candidatura do Rio de Janeiro como Paisagem Cultural da Humanidade há alguns anos. Em setembro de 2009 o Iphan entregou à Unesco o dossiê completo da candidatura, justificando sua importância e seu valor universal que está principalmente na soma da beleza natural da cidade com a intervenção humana.

Em Janeiro do ano passado o Centro do Patrimônio Mundial da Unesco, sediado em Paris, decidiu pela inclusão da candidatura do Rio de Janeiro na agenda da 36ª WHC.

Reconhecida como uma das cidades mais belas do mundo, o Rio de Janeiro encontra na relação entre homem e natureza a âncora para a sua candidatura a Patrimônio Mundial na categoria de paisagem cultural.

Cidade que nasceu e cresceu entre o mar e a montanha, seus principais elementos que a tornaram excepcional e maravilhosa já são, há tempos, mundialmente conhecidos, como o Pão de Açúcar, o Corcovado, a Floresta da Tijuca, o Aterro do Flamengo e outras belezas.

Segundo o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, o grande diferencial na cidade é “a utilização intencional da natureza, que, atendendo aos interesses econômicos dos colonizadores portugueses, formou a paisagem carioca. Ele destaca ainda a originalidade expressa por uma paisagem produzida pela troca entre diferentes culturas associadas a um sítio natural.

Paisagem Cultural

O conceito de paisagem cultural foi adotado pela Unesco em 1992 e incorporado como uma nova tipologia de reconhecimento dos bens culturais, conforme a Convenção de 1972 que instituiu a Lista do Patrimônio Mundial.

Até o momento, os sítios reconhecidos mundialmente como paisagem cultural relacionam-se a áreas rurais, a sistemas agrícolas tradicionais, a jardins históricos e a outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo. O reconhecimento do Rio de Janeiro culminará com uma nova visão e abordagem sobre os bens culturais inscritos na Lista do Patrimônio Mundial.

Mais

Outro tema importante para o Brasil, que também está sendo debatido durante a 36ª WHC, é o processo de implementação dos centros de categoria II da Unesco, entre eles, o Centro Lucio Costa, no Rio de Janeiro, que está sob a responsabilidade do Iphan.

Também será apresentado o relatório da II Reunião Anual, ocorrida em Milão, em janeiro deste ano, que apresenta ao Comitê a proposta de realização da 4ª Reunião Anual dos Centros de categoria II da Unesco, no Rio de Janeiro, em 2014.

Com MinC