Xiomara quer encerrar pesadelo neoliberal em Honduras
A candidata presidencial Xiomara Castro – esposa do ex-presidente Manuel Zelaya – fez um chamado aos hondurenhos, nesta segunda (2), para que tomem as rédeas do poder. A convocação aconteceu durante o lançamento de sua postulação.
Publicado 02/07/2012 16:09
Durante um grande comício na cidade de Santa Barbara, a candidata pelo partido Liberdade e Refundação (Libre) propôs um projeto de refundação, pacífico, democrático, revolucionário e socialista que permita o acesso ao desenvolvimento.
Ao enumerar os males que afligem a nação, Castro considerou que o bipartidarismo, representando a direita e com o assessoramento do setor mais reacionário do governo norte-americano, foi responsável pelo atual quadro de miséria e empobrecimento das maiorias.
Disse que o partido Libre é a solução e tem entre seus desafios fazer com que Honduras deixe de ser o país mais perigoso do mundo, onde a violência é um dos maiores flagelos associados ao tráfico de drogas e à criminalidade desenfreada.
Com esta proposta de mudança estrutural, a candidata instou a "encerrar o pesadelo neoliberal e construir juntos o socialismo democrático". Ela disse que precisa de uma vitória contundente e definitiva, que favoreça pôr fim ao problema principal desta sociedade, a correlação de forças em favor das elites do poder.
Em suas palavras finais, chamou a completar a tarefa de consulta popular tentada pelo governo deposto pela força em 28 de junho de 2009 e a instalar a Assembleia Nacional Constituinte.
Fonte: CubaDebate