Plano de Segurança para Copa é apresentado aos estados-sede

Os secretários de Segurança Pública dos 12 estados-sede da Copa do Mundo de 2014 e o Comitê Organizador Local (COL) recebem, nesta terça-feira (3), no Rio de Janeiro, o planejamento estratégico de segurança elaborado pelo Ministério da Justiça. O planejamento estratégico prevê como será a atuação de todas as forças policiais de segurança, de defesa civil e de serviços públicos durante a Copa de 2014.

A apresentação foi feita na reunião da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos com os secretários de Segurança Pública dos estados que receberão jogos do torneio. O secretário Valdinho Jacinto Caetano destacou que o escopo do planejamento tem como objetivo a integração das instituições de modo a deixar um legado de segurança para o Brasil.

E que as ações de segurança para a Copa de 2014 serão aplicadas em outros eventos, como a Jornada da Juventude, Copa das Confederações, Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016.

Criada em agosto de 2011 na estrutura do Ministério da Justiça, a Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos vai integrar as forças policiais de segurança pública e defesa civil existentes no país, além de criar padrões de atendimento e treinamento para deixar ao país um legado de segurança, tanto do ponto de vista tecnológico, como de infraestrutura e capacitação.

É sua missão promover a integração de polícias dos estados das 12 cidades-sede com as polícias Federal e Rodoviária Federal, além da Força Nacional de Segurança Pública e de polícias estrangeiras, como a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).

Essa integração vai envolver também outros órgãos federais, estaduais e municipais, como Abin, Forças Armadas, Receita Federal, Anvisa, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, concessionárias de energia, gás, luz, etc.

Da Redação de Brasília