Polícia faz busca na casa do ex-presidente francês Sarkozy
Agentes da polícia fizeram buscas na casa e nos escritórios do ex-presidente da França Nicolas Sarkozy, segundo informaram autoridades locais nesta terça-feira (3).
Publicado 03/07/2012 16:29
O juiz Jean-Michel Gentil e outros investigadores da área de crimes financeiros realizaram as buscas, revelou inicialmente o jornal parisiense Le Monde.
As operações foram feitas no âmbito das investigações sobre o financiamento ilícito da campanha presidencial de Sarkozy em 2007, envolvendo a herdeira multimilionária Lilliane Bettencourt, da gigante do setor de cosméticos L'Oreal.
Os investigadores apuram se recursos vindos de contas em bancos suíços foram usados para financiar ilicitamente a campanha.
Em um dos episódios mais controversos, o ex-gestor da fortuna de Bettencourt, Patrice de Maistre, teria realizado saques em dinheiro de ao menos 800 mil euros (cerca de US$ 1 milhão) nos meses anteriores à vitória de Sarkozy.
À época, De Maistre tinha relações com o tesoureiro do partido UMP (União por um Movimento Popular) – do qual Sarkozy fazia parte na época –, o ex-ministro do Trabalho Eric Woerth.
Do Portal Vermelho, com agências