Vice-presidente nacional da CTB assume mandato na Câmara

O vice-presidente nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Vicente Selistre, assumiu o cargo de deputado federal no lugar de Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), que se licenciou do cargo para participar da campanha eleitoral desde ano, quando concorre ao cargo de Prefeita de Porto Alegre (RS). Ele tomou posse nesta terça-feira (4) e deve ficar em exercício no período de julho até o final de outubro, pelo menos.

“O mundo do trabalho será a minha luta”, disse, dias antes da posse. “Vou debater com a CTB e as demais centrais sindicais quais serão as prioridades de meu mandato”. Entre elas, ele destacou o combate à terceirização, a luta pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário e o projeto nacional de desenvolvimento com a valorização do trabalho.

Vicente faz questão de assegurar que defenderá, também, as propostas encaminhadas pela deputada do PCdoB.

"A política existe para defender os valores da vida, da igualdade e da felicidade entre os seres humanos. Estou na política porque acredito que estes valores são alcançáveis e um direito de todos. É preciso mudar. É possível mudar”, afirmou.

Advogado formado em 2000 pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e sapateiro, o novo deputado se define como “um homem simples, lutando por causas de grande importância”.

Como presidente do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom, pratica a democracia direta com a categoria. Há dez anos são realizados dois plebiscitos, um na data-base sobre as reivindicações e outro em dezembro sobre os investimentos a serem priorizados pela direção, com os recursos que os trabalhadores recolhem para o sindicato. Além dessa inovação, Vicente assegura espaço amplo para as mulheres, os jovens e os aposentados.

Da Redação de Brasília