Escolas municipais poderão abrir para atividades da comunidade
Foi aprovado na última terça-feira (03/07), o projeto de indicação n° 0080/12, de autoria da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), que dispõe sobre a obrigatoriedade do Poder Público Municipal em conceder o uso das quadras de esportes ou auditórios das escolas da rede municipal de ensino, para utilização de atividades de interesse coletivo das comunidades nas quais as escolas estão inseridas.
Publicado 06/07/2012 09:55 | Editado 04/03/2020 16:29
A vereadora ressalta que essas atividades podem ser encontro e reuniões para tratar de temas importantes para o desenvolvimento da comunidade local, além de eventos culturais, esportivos e de lazer. A permissão de uso se dará nos períodos em que não ocorram aulas ou atividades oficiais da escola, nos finais de semana e nos períodos de férias letivas, limitando-se ao período compreendido entre às 8h e 20h.
Eliana justifica sua proposição destacando que a escola deve ter participação constante e viva na comunidade, criando mecanismos que promovam a reflexão e a organização de estratégias de superação de inúmeros desafios que ela enfrenta, além de promover a valorização cultural, esportiva e de lazer da comunidade.
“Uma educação de qualidade, verdadeiramente comprometida com o povo, exige uma ação conjunta e cooperativa de elementos que trocam entre si um saber, uma experiência formal e teórica, em outras palavras, a produção do próprio saber educativo deve acontecer através da ação coletiva entre a escola e a comunidade”, afirmou Eliana Gomes.
Fonte: Câmara de Fortaleza