Inácio visita Fábrica Guararapes e a Feira do Jardim Iracema

A terça-feira (10/07) de campanha eleitoral começou cedo para Inácio Arruda e os militantes de um novo tempo para Fortaleza. Já às cinco da manhã Inácio cumprimentava as trabalhadoras da Fábrica Guararapes, no bairro do Antônio Bezerra, e, entre apertos de mão, abraços e fotografias, recebeu o entusiasmo do povo, com palavras de estímulo, na certeza de uma caminhada vitoriosa rumo à Prefeitura.

As trabalhadoras da fábrica Guararapes, que conta com 7 mil postos de trabalho, em sua maioria ocupados por mulheres, produzindo diariamente 50 mil peças de roupa, recebeu Inácio com a naturalidade de quem reencontra um conhecido do dia a dia. “Inácio e Chico Lopes vêm sempre aqui na fábrica. Esses a gente conhece”, afirmou dona Elizabeth Silva, costureira responsável por produzir bolsos para calças jeans. “A gente espera que com ele na Prefeitura a cidade melhore, tenha mais casas pras pessoas. Tem que terminar o (projeto) Vila do Mar, melhorar. Lá, pras pessoas saírem de onde moram, estão pagando um dinheiro que não dá pra comprar outra casa”, afirmou.

Ainda antes das seis da manhã, as ruas nas proximidades das duas unidades das fábricas estavam tomadas por trabalhadoras, recepcionadas por Inácio e pela militância de apoio à vereadora Eliana Gomes (PCdoB), candidata à recondução à Câmara Municipal. A entrada para o trabalho, entre um café, uma tapioca, um carioquinha, um pedaço de bolo, ganhou um dedo de prosa sobre a política, em sua dimensão bem concreta: a do debate sobre a cidade que temos e a cidade que queremos.

“Fortaleza tem que mudar muita coisa, na educação, na saúde, acabar com os buracos na rua, que são demais, atrapalham muito”, opinou Vanessa Kelly, costureira que produz camisas masculinas. “A cidade precisa melhorar. E tenho certeza que Inácio é a pessoa certa pra isso. Ele merece estar na Prefeitura e tem o meu voto”, fez questão de dizer Samuel Sales, trabalhador do setor de engomados.

As trabalhadoras e a cidade

Cumprimentando a todas, Inácio desejava um bom dia de trabalho, ao mesmo tempo em que falava sobre algumas de suas propostas para uma cidade melhor. “Temos insistido na ideia de que a cidade precisa de mais planejamento. E isso é uma coisa concreta: uma cidade com mais planejamento é, por exemplo, uma cidade com mais creches, para os filhos de trabalhadoras de fábricas como essa”, afirmou.

“Por falta de planejamento, a Prefeitura deixou voltar recursos federais que seriam utilizados para construir 80 creches. O Governo Federal faz tudo, dá o dinheiro, só falta deixar a creche pronta, mas a Prefeitura perdeu essas creches, por falta de planejamento”, ressaltou.

“Se a dona de casa, a mulher trabalhadora aqui da fábrica, precisa ter o seu planejamento na sua família, das suas compras, das suas despesas, com a Prefeitura não é diferente. Sem planejamento, como organizar o trânsito, a saúde, a educação. O planejamento é o que garante o médico no posto de saúde, o motorista no ônibus, o professor na sala de aula”.

Força feminina

A médica Teresinha Braga, esposa de Inácio Arruda, também destacou a força das mulheres na decisão dos destinos de Fortaleza. “Inácio tem compromisso com as mulheres trabalhadoras. É o autor do projeto que reduz a jornada de trabalho, garantindo mais qualidade de vida e mais tempo com a família”, destacou, garantindo: “Inácio prefeito vai voltar aqui à porta da fábrica, para continuar discutindo a cidade”.

Feira do Jardim Iracema

Logo após a recepção aos trabalhadores na Fábrica Guararapes, Inácio seguiu para a Feira do Jardim Iracema. Ali o “homem da luta do povo” se somou à mulher “com coragem para lutar”. Inácio e Eliana Gomes conversaram com feirantes, clientes e moradores do bairro, ouvindo palavras de reconhecimento ao seu trabalho e de estímulo para uma campanha vitoriosa.

“Inácio lutou muito pelos trabalhadores das fábricas de roupas de Fortaleza. Lutou pra que a gente tivesse um salário melhor, uma condição de trabalho melhor. Eu e meu marido votamos sempre com ele”, testemunhou dona Maria Alves, passando pela Feira. Seu Wellington também abriu as portas de seu salão de cabeleireiro para cumprimentar Inácio. Ao longo da feira, muitos encontros e uma certeza: “Vamos juntos, Inácio e Chico Lopes, para mudar Fortaleza”.

De Fortaleza,
Dalwton Moura
Fotos: Chico Gomes