Morre no Rio, aos 91 anos, o arcebispo dom Eugenio Sales

O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, dom Eugênio de Araújo Sales morreu nesta segunda-feira (9) vítima de um infarto enquanto dormia. Dom Eugênio, que tinha 91 anos, era o mais antigo cardeal da Igreja Católica e, segundo a Arquidiocese do Rio, morreu na Residência Assunção, onde morava, na Estrada Sumaré, na zona norte da cidade.

O velório será nesta terça-feira (10) na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio. Já o enterro ainda não tem data marcada, mas deve acontecer na quarta-feira (11), quando o irmão de dom Eugênio, dom Heitor Sales, voltar de uma viagem à Europa.

Uma famosa polêmica no Carnaval de 1989 envolveu Dom Eugênio. A intenção do carnavalesco Joãozinho Trinta de ter no desfile da Beija-Flor uma imagem do Cristo Redentor vestido de mendigo gerou insatisfação de representantes da Igreja. O arcebispo entrou na Justiça e conseguiu a proibição da alegoria.

Apesar de ter sido da ala mais conservadora da Igreja teve uma atuação silenciosa, abrigando no Rio mais de quatro mil perseguidos políticos pelos regimes militares do Cone Sul, entre 1976 e 1982, especialmente argentinos".

Com agências