Atrações culturais na Conferência da Criança e do Adolescente

A 9° Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, aberta na noite desta quarta-feira (11), em Brasília, terá uma extensa programação cultural nos três dias do evento. Em toda a conferência ocorrerão apresentações de teatro, espetáculos e projetos formados por grupos de várias partes do país. Uma novidade é que esta edição da conferência também contará com projetos para os participantes da conferência.

Atrações culturais na Conferência da Criança e do Adolescente

Um exemplo é o projeto Roda Viva que consiste na realização de oficinas de percussão e violão para iniciantes. O projeto atende cerca de 100 crianças e adolescentes aprendizes da comunidade de Ceilândia em Brasília. Além do projeto Roda Viva, haverá oficinas com os projeto Vira Vida Rap e Conviver, a Companhia Vidança e o projeto “Turma que Faz”.

Na abertura houve apresentação do Espetáculo de Dança Contemporânea do grupo Vidança de Fortaleza e o espetáculo circense “Pocket Show”, da Universidade Livre do Circo, com direção do ator Marcos Frota.

Leia também: Começa hoje no DF maior conferência sobre direitos das crianças

 Nesta quinta-feira (12) o evento principal é um “talk-show” conduzido pelo G27, com adolescentes das Comissões Organizadoras das Conferências Estaduais. E na sexta-feira (13) o evento principal é um Ato Público sobre comemoração dos 22 anos Estatuto da Criança e do Adolescente onde todos os estados prestarão sua homenagem ao aniversario do ECA.

As apresentações de Teatro também irão acontecer ao longo do evento, e contam com o grupo Pilombetagem, cujo espetáculo chama-se “Benedito e o boi pintadinho”. Inspirado no conto “O Boi Leição”, o espetáculo conta a história do vaqueiro Benedito, famoso por não mentir. O grupo musical Nota Dez também se apresenta com um espetáculo e uma oficina de percussão.

A 9ª Conferência foi precedida de etapas municipais e estaduais, onde foram apresentadas as contribuições de cada estado para a etapa nacional. Cerca de três mil pessoas, entre delegados eleitos pelos estados, adolescentes, conselheiros tutelares, conselheiros de direito, autoridades das três esferas de governo e representantes da sociedade civil, participam do evento.

Da Redação de Brasília