Angola defende solução pacífica para conflitos na África

O vice-presidente angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos, afirmou nesta segunda-feira (15) que a Angola defende a promoção do diálogo como a melhor forma de resolver os conflitos na África.

O representante do governo angolano, que lidera a delegação do país na 19ª Cúpula de chefes de Estado e de Governo da União Africana, assegurou que a guerra e os preconceitos humanos e materiais atrasam o desenvolvimento do continente.

A África só pode promover o comércio interno em uma situação de estabilidade, assinalou em declarações à imprensa.

Precisamente o encontro regional, iniciado neste domingo (15) e que se encerra nesta segunda-feira (15), debate sobre formas de promover o comércio e também defende a estabilidade política em Estados como Mali e Guiné Bissau, entre outros.

Dias dos Santos também explicou que neste mundo cada vez mais globalizado, a África deve ocupar seu espaço, ao se relacionar de forma igual com o resto dos continentes.

Anterior a isso, no marco da própria Cúpula, o presidente em exercício da União Africana, Boni Yayi, defendeu a unidade e coesão entre os Estados africanos, como garantia para a estabilidade, progresso e bem-estar dos povos.

O também presidente de Benin chamou a melhorar os mecanismos de gestão de conflitos e manifestou sua preocupação em relação à atual situação em Mali, Guiné Bissau, Sudão e Sudão do Sul, além da Somália, país que padece do fenômeno de pirataria.

Fonte: Prensa Latina