Haddad critica Kassab e volta a garantir diálogo com camelôs

Ao percorrer barracas de rua em São Mateus (zona leste de São Paulo), nesta segunda-feira (16), o candidato do PT à Prefeitura, Fernando Haddad, prometeu, se eleito, trocar a repressão pelo "diálogo" com os camelôs da capital.

Ele pediu apoio dos ambulantes e criticou a postura do atual prefeito Gilberto Kassab com o setor. "Tá sofrendo muito com o Kassab?", perguntou Haddad ao abordar a ambulante Patrícia Figueira. "Fica tranquila que nós vamos conversar com vocês", prometeu.

Quando Haddad se afastou, a ambulante reclamou de Kassab – que apoia o candidato tucano José Serra.

O vendedor Raimundo Nascimento também concordou com as críticas de Haddad. "Esse homem não é muito conhecido, né? Mas eu vou votar no PT."

Ao fim da visita, o candidato criticou o uso da chamada Operação Delegada, convênio da prefeitura com a Polícia Militar, para reprimir ambulantes.

Em maio, Kassab revogou decreto que autorizava o comércio de rua. As barracas voltaram graças a decisão da juíza Carmem Trejeiro, da 5ª Vara de Fazenda Pública.

"A maior revolta é quando a pessoa estava regular há 15 ou 20 anos", disse Haddad. "Não tem cabimento."

Pedágios urbanos

Haddad criticou a possibilidade de cobrança de pedágio nos trechos urbanos das rodovias que cortam as regiões metropolitanas do estado de São Paulo. A medida é estudada pelo governo do estado e depende também da instalação de chips em toda a frota de veículos.

“A circulação da riqueza e das pessoas dentro da região metropolitana precisa ser facilitada, e o pedágio urbano vai ao sentido contrário dessa integração. Foi uma medida que me surpreendeu”, disse o candidato.

Haddad, mais uma vez, reforçou que novas restrições ao deslocamento dentro da cidade de São Paulo e também na Região Metropolitana só devem ser propostas com “a retomada do investimento em transporte público”. “A Linha 6-Laranja estava prevista para ser entregue em 2016 e, na semana passada, o governo anunciou o adiamento para 2019”, exemplificou.

Informações da Folha de S. Paulo