Mauro Oliveira: As "partículas" de Deus!

Por *Mauro Oliveira

“É a peça que faltava para explicar como a matéria adquire massa”. Esclarece o físico Claudio Lenz Cesar, meu ex-aluno do IFCE pesquisador do Cern, laboratório que inventou a “www” da Internet e investiu US$ 6 bilhões para “desembestar” o Bóson de Higgs, a chamada “partícula de Deus”.

Agraciado pelo jornalista Luiz Sérgio como um dos 30 cearenses mais influentes em 2012, Claudio Lenz considera este momento histórico: a exemplo do elétron que produziu usinas elétricas, o Bóson de Higgs poderá dar contribuições à humanidade, além de ajudar na busca por uma melhor teoria sobre o início do Universo, The Big Bang Theory.

Na saída da Festa dos 30 encontramos “Jão Valtin” pastorando meu jipe. Nunca tinha visto aquela frágil figura, mas arrisquei um “tudo bem?”.

Conversa vai e vem, fiquei sabendo que ele faz tratamento de HIV. Disse não ter família nem amigos (Ah! Nem candidato a prefeito). Ele toma AZT diariamente, graças ao SUS (o maior programa de saúde pública do mundo).

Soube pelo Valdetário Monteiro, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará, que ele tem direito a benefícios do INSS. Mas Jão Valtin caminha “sem lenço nem documento”… Nem moradia. O fantástico é que ele ainda sorri, soberbo, ao reafirmar sua saga: viver cada dia!

“Cada dia”…hum! Fiquei a resmungar com meus “anjos e botões”: Jão Valtin vive “cada dia”, enquanto muitos vivem o “todo dia”, do Chico: “Todo dia ela faz tudo sempre igual ”.

Ou ainda, do nosso Caetano maior (depois do Chico), em Tieta: “Todo dia a vida é tão tacanha”.

Mas um resmungo não quis calar na minha cucuruta onde Dona Gelita, 92 “nos couro”, dá cafuné “cada dia”: Jão Valtin, apesar da situação de risco e miséria, era feito de matéria, de massa. Portanto, de “zilhões” de Bósons de Higgs.

Como pode, então, um “bilionário”, com bilhões de “partículas” de Deus, que faz de “todo dia” seu “cada dia”, não ter importância alguma para a sociedade?

*Mauro Oliveira é Professor do IFCE e PhD em Informática

Fonte: O Povo