Prefeitura de Olinda devolve a igrejas peças sacras restauradas

A Prefeitura de Olinda promove nesta terça-feira (17), no palácio dos Governadores, sede do Executivo olindense, solenidade de devolução do acervo sacro das igrejas do Amparo e de Nossa Senhora das Graças, do Seminário de Olinda. O ato solene acontece a partir das 15h.

As peças ficarão expostas no salão nobre do palácio até a próxima sexta-feira (20), das 9h às 17h, com exibição de vídeo explicativo sobre todo o processo de restauração.

As nove peças do século 18 foram restauradas pelo Laboratório de Preservação de Bens Móveis e Integrados de Olinda. São elas: Cristo Morto, São José de Botas, duas peças de Nossa Senhora da Conceição, Santana, Santa Virgem, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e duas colunas toscas. Dessas, o Cristo Morto, pelo seu tamanho, foi apontado como uma das obras que demorou mais no processo de restauro.

"O trabalho de recuperação é muito minucioso, com detalhes quase imperceptíveis, mas que levam horas, dias para serem feitas", explicou José Garcia, químico responsável do Laboratório de Preservação de Olinda. De acordo com ele, cada uma das peças precisava de reparos específicos.

Técnicos do Laboratório de Restauro de Olinda estarão presentes durante a exposição para tirar dúvidas dos visitantes sobre o trabalho feito.

“É interessante observar que o nosso trabalho não se limita apenas a recuperar peças danificadas pela ação do tempo. Olinda é a única cidade histórica do País que possui um laboratório de restauro com equipe especializada, além dos técnicos da Secretaria de Patrimônio e Cultura. Dessa forma, todos atuam para a preservação do patrimônio histórico da cidade e este trabalho é feito gratuitamente. Nossas atividades incluem visitar igrejas, identificar problemas e orientar os proprietários das peças e claro, se for o caso, fazer o restauro”, explica a coordenadora do Laboratório de Preservação de Bens Móveis e Integrados de Olinda, Debora Assis Mendes.

Fonte Site de Luciano Siqueira, com informações do Blog Viva Pernambuco