PCdoB e CTB lamentam falecimento do militante Josias Galeno

O PCdoB de Pernambuco e a CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Estado lamentam o falecimento do sindicalista Josias Galeno Santiago de Oliveira, presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica em Pernambuco (APCEF-PE), diretor da CTB-PE e militante comunista.

Josias faleceu na manhã desta quarta-feira (18), em decorrência de problemas provocados por um aneurisma da aorta. O sindicalista chegou a ser socorrido no último domingo (15), mas, após cirurgia, veio a falecer.

Funcionário da Caixa Econômica desde 1979, Josias Galeno tinha 54 anos e era lotado na GIRET-RE (Retaguarda das Agências Recife), mas estava liberado para exercer a presidência da APCEF-PE pelo segundo mandato consecutivo. Galeno tem sua história ligada ao movimento sindical dos bancários desde sua admissão no quadro funcional da CEF.

Segundo Sybelle Chagas, da Frente Sindical do PCdoB-PE, o dirigente participou ativamente da luta dos trabalhadores bancários, seja como delegado sindical e diretor da Fenag – Federação Nacional das Associações dos Gestores da Caixa Econômica Federal, , seja como diretor da CTB-PE e presidente da APCEF-PE.

“Galeno esteve sempre presente nas lutas do movimento sindical, com uma ativa ação política em prol da coletividade, mesmo em momentos difíceis de sua vida pessoal travou muitas lutas de forma generosa e solidária”, afirmou.

O corpo de Josias Galeno será cremado nesta quinta-feira (19), às 11h, no Cemitério Morada da Paz, localizado na Avenida Rodolfo Aureliano, S/N – PE 15 Km 3,5 Vila Torres Galvão, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, após missa de corpo presente.

Site Luciano Siqueira, com informações do Portal CTB