Ataque à Síria é um atentado à soberania, diz Socorro Gomes

"Lutar pelos povos, contra o imperialismo e pelo desmatelamento da Otan". Declarou em entrevista exclusiva à Rádio Vermelho Socorro Gomes, que é presidenta do Conselho Mundial da Paz (CMP) e do Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz (Cebrapaz). Do Nepal, a dirigente falou sobre a realização da Assembleia Geral do CMP e externou sua opinião sobre imperialismo no mundo, especialmente sobre os ataques à Síria.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

De acordo com Socorro Gomes, estarão reunidos durante a Assembleia diversas organizações sociais e personalidade políticas de mais de 40 países, que debaterão a luta pela paz e reafirmarão seu repúdio às guerras e a solidariedade entre os povos. Segundo ela, nesta sexta-feira (20) ocorreu uma reunião do Comitê Executivo e no sábado (21) terão início as atividades da Assembleia Geral do CMP.

Para Socorro, o encontro no Nepal é mais do que simbólico. Ele ocorre "em meio a uma situação internacional em permanente agravamento, quando são crescentes as ameaças à paz mundial, à soberania dos povos e nações independentes e à segurança internacional", elucida.

Ataques à Síria

No que se refere aos ataques à Síria, Socorro Gomes afirmou que "essa agressão está sendo realizada por mercenários pagos pelas grandes potências, pelos Estados Unidos, pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e pelo Catar. As nações imperialistas e a Otan buscam criar um clima favorável para assim invadir a Síria, tal como fizeram com a Líbia e o Iraque", denuncia a presidenta do CMP.

O presidente do El Marada no Brasil e especialista sobre assuntos do Oriente Médio, Assad Frangieh, em entrevista à Rádio Vermelho, explicou que mesmo com os ataques e a cobertura deturpada da mídia, Bashar al-Assad continua forte, pois além do apoio de nações como a China, Rússia e o Líbano, tem o povo do seu lado.

Segundo o especialista, ao vetar a resolução do Conselho de Segurança da ONU, nesta quinta-feira (19), Rússia e China colocaram por terra os planos das nações imperialistas. Além disso, Assad explicou que não há guerra civil na Síria como se tem noticiado, o que ocorre é a defesa de uma nação por soberania e contra a intervenção internacional.

Socorro afirma que o que está acontecendo na Síria é um crime. "O que ocorre naquele país é um ato criminoso. Assassinaram o ministro da Defesa e o Conselho de Segurança da ONU sequer se pronunciou ou condenou o fato. O que há é uma clara tentativa de manipulação para  iniciar uma intervenção militar na Síria, e submetê-la às nações imperialistas", finaliza Socorro Gomes. 

Acompanhe na íntegra a entrevista realizada com Socorro Gomes direto do Nepal: