Fórum e curso fortalecem a Rede Cegonha no Ceará

Nesta semana, entre os dias 25, 26 e 27 a saúde da criança e da mulher estarão em destaque na programação da Secretaria da Saúde do Estado.

No dia 25, quarta-feira, ocorrerá o I Fórum Estadual Perinatal da Rede Cegonha, que a Sesa realiza, a partir das 14h, no Mareiro Hotel, Av. Beira Mar 2380, Meireles, reunindo gestores da Sesa e dos municípios, coordenadores das regionais de saúde, e representantes de entidades de pediatria e obstetrícia e do movimento de mulheres para articular estratégias de implantação efetiva da Rede Cegonha no Ceará.

Logo após a abertura do fórum, serão empossados os novos integrantes do Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Materna e Infantil. Em seguida, o obstetra Michel Odent ministrará palestra sobre a experiência em humanização do parto no Centro de Pesquisa em Saúde Primel de Londres. Na quinta e sexta-feira, 26 e 27, Michel Odent, precursor do parto humanizado, ministrará o curso “Parto e nascimento sob o ponto de vista da saúde primal”. O curso é destinado a profissionais de saúde de hospitais e maternidades dos municípios que aderiram à Rede Cegonha.

O fórum marcará o início do processo de habilitação dos serviços integrantes das 17 Redes Cegonha no Ceará em 23 municípios do Estado. Em junho, o Ministério da Saúde aprovou recursos de R$ 229,3 milhões para o custeio da Etapa I do Plano de Ação da Rede Cegonha do Estado do Ceará. Os recursos serão utilizados para o custeio de 27 Centros de Parto Normal; 22 Casas da Gestante, Bebê e Puérpera; criação de 263 leitos de Gestação de Alto Risco; 70 leitos de UTI Adulto tipo II; 176 leitos de UTI Neonatal tipo II; 321 leitos de UCI Neonatal e 135 leitos de UCI Canguru. Também serão qualificados 203 leitos de Gestação de Alto Risco; 96 leitos de UTI adulto tipo II; 117 leitos de UTI Neonatal tipo II e 156 leitos de UCI Neonatal. Esses serviços estão previstos nos Planos de Ação da Rede Cegonha para as Regiões de Saúde do Ceará, aprovados por deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), de 3 de fevereiro deste ano.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência. Mulheres, recém-nascidos e crianças têm direito a ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal; transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto; vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto; realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção; acompanhante no parto, de livre escolha da gestante; atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade; e acesso ao planejamento reprodutivo. É uma Rede de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério e, às crianças, o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Quem é Michel Odent

Obstetra francês de reputação internacional, Michel Odent é conhecido por introduzir no hospital de Pithiviers na França, o conceito de sala de parto como casa e da utilização das piscinas para o parto dentro d'água. É fundador do centro de pesquisa Primal Health Research Centre, em Londres, que tem como objetivo estudar a correlação entre o que ocorre no “período primal” e a saúde e o comportamento adulto. É também autor de 12 livros publicados em 22 línguas e mais de 50 artigos científicos.

Programação

Fonte: Sesa