Haddad: Não há humanização em SP sem a presença das mulheres

O candidato à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, recebeu neste sábado (21) o apoio do movimento de mulheres da capital paulista. Centenas de militantes participaram do ato, que foi definido por Haddad como o “mais entusiasmado” de sua campanha.

Por Mariana Viel

Haddad e Nádia e todos - Cesar Ogata

A participação das mulheres na disputa pela Prefeitura da capital paulista promete ser um dos grandes diferenciais das eleições deste ano. A candidata a vice-prefeita, Nádia Campeão (PCdoB), disse que as mulheres representam uma força de vanguarda na campanha.

Nádia afirmou ao Vermelho que o ato marca a discussão de um programa de ações que irá atender as necessidades das mulheres. “Hoje as mulheres já são a metade dos ativistas de nossa campanha. Elas já perceberam a importância da eleição municipal para a suas vidas e seus cotidianos. O ato de hoje é para dar visibilidade e demarcar os compromissos que a nossa gestão terá com as mulheres”.

Ela disse que Haddad é uma inspiração na trajetória de luta por mudanças que São Paulo anseia. Nádia lembrou ainda as transformações e conquistas sociais que Haddad promoveu enquanto esteve à frente do Ministério da Educação e citou o Prouni como o programa que “abriu as portas das universidades brasileiras para os filhos e filhas das trabalhadoras”.

Haddad

Em sua fala, Haddad enfatizou a responsabilidade e o compromisso de dignificar o papel da mulher na política e na cidade.

Em entrevista exclusiva ao Portal Vermelho, Haddad lembrou a presença ativa dos movimentos sociais desde o começo de sua pré-campanha. “Para a minha surpresa as mulheres bateram um recorde de presença e trouxeram propostas de avanços importantes para a cidade. Não há humanização possível na cidade de São Paulo sem a presença forte das mulheres. Precisamos desse toque feminino na cidade contra o embrutecimento, a violência e a repressão que têm sido a tônica desta administração. Queremos suavidade e acolhimento, mas com o vigor das mulheres.”

Ele reforçou que a falta de investimentos em educação, saúde e transporte tem um impacto direto na vida das paulistanas. Ainda segundo o candidato da coligação ‘Para Mudar e Renovar São Paulo’ – composta pelo PT, PCdoB, PSB e PP – o clima nas ruas da capital é de mudança. “Não vemos ninguém lutando pela continuidade do projeto que está em curso. Entendo que quando iniciar o horário eleitoral esse cidadão, que está em busca do novo e de alternativas, vai se deparar com as propostas de cada candidato e vai escolher a melhor. E a nossa será a melhor porque ela contou com o maior número de participantes, os maiores ativistas paulistanos engajados nas mais variadas agendas dos movimentos sociais, ambientais e culturais da cidade. Compusemos um plano de governo que, em minha opinião, vai tocar a sensibilidade dos paulistanos que irão aprová-lo nas urnas.”

Violência contra a mulher

Haddad disse que, durante sua campanha nas ruas de São Paulo, tem sido negativamente surpreendido pelos depoimentos sobre a violência contra a mulher. Ele ressaltou ainda a falta de políticas públicas e de equipamentos de acolhimento para as mulheres que sofrem violência.

Além da presença das representantes das Secretarias de Mulheres do PT, PCdoB e PSB, o ato também contou com o apoio da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci. Ela afirmou que na questão do enfrentamento à violência doméstica São Paulo “é um desastre”.

Segundo Eleonora, é preciso recuperar a autoestima coletiva das mulheres paulistanas. “Tenho convicção de que as mulheres serão a força tarefa fundamental que levará vocês dois à Prefeitura de São Paulo”.