DF não tem alerta de risco de chuvas
Em caso de uma chuva forte ou um temporal, o Distrito Federal não dispõe de um sistema de alerta preventivo para a população.
Publicado 23/07/2012 09:49 | Editado 04/03/2020 16:41
A falta do mecanismo pode ser um grande problema, principalmente para quem mora em uma das 26 áreas de risco do DF, já que, se alguma tempestade for detectada pelos órgãos de meteorologia, a Defesa Civil terá apenas os meios de comunicação, como a televisão e a internet, para avisar a população.
O Instituto Nacional de Meteorologia é o responsável pela previsão do tempo no DF. Em casos de chuvas atípicas, o órgão não repassa para a Defesa Civil o aviso. "Só mandamos esses alertas quando há justificativa para tal. Quando isso é feito, praticamente afirmamos que pode ocorrer algum desastre", ressaltou o meteorologista Manoel Rangel, do Inmet.
Segundo o gerente de Minimização de Desastres da Defesa Civil, capitão Hélio Maurício de Carvalho, a criação de um mecanismo de alerta no DF não é tão necessária como as tragédias causadas pela chuva no Rio de Janeiro parecem sugerir. "A pretensão da Defesa Civil não é manter a população nas áreas de risco. Por isso mesmo que não vamos precisar desse tipo de sistema de alerta. Estamos fazendo um esforço muito maior para retirar essas pessoas dos locais comprometidos. Isso pode ser mais fácil que desenvolver um sistema de comunicação para tal", explicou.