Cientistas assinam Declaração de Washington sobre AIDS

Alguns dos mais importantes estudiosos do HIV assinaram a Declaração de Washington, documento oficial da 19ª Conferência Internacional de AIDS, que inclui um plano de ação para conseguir apoio à erradicação da epidemia.

Ativistas comunitários, seropositivos, delegados, e outros assistentes ao evento também apoiaram o documento titulado "Mudando o rumo juntos: Declaração para terminar com a epidemia da AIDS", que destaca como conseguir uma geração livre da doença.

Para isso pede terminar com o estigma, a discriminação, as ações legais e os abusos aos direitos humanos daqueles que vivem ou estão em risco de ser contagiados pelo HIV, e incrementar as provas de detecção, consulta e prestação de serviços.

Convoca também a oferecer tratamento a mulheres seropositivas grávidas e em amamentação para terminar com a transmissão neonatal, e expandir o acesso a tratamentos com antirretrovirais.

Insta a identificar, diagnosticar e dar tratamento para a tuberculose, principal causa de morte entre pessoas portadoras, assim como a acelerar a pesquisa com o objetivo de oferecer melhor tratamento, vacina e cura, assim como mobilizar as comunidades afetadas.

A Conferência Internacional de AIDS 2012 termina hoje nesta cidade depois de seis dias de importantes debates e apresentações, centrada na possibilidade de pôr fim à transmissão do vírus, que fará possível uma geração livre dessa doença.

Fonte: Prensa Latina