Organização troca bandeira da Coreia Popular e causa mal-estar

A organização dos Jogos Olímpicos de Londres cometeu sua primeira gafe logo no primeiro dia do evento. Antes do jogo de futebol feminino entre República Popular Democrática da Coreia e Colômbia, nesta quarta (25), os organizadores trocaram a bandeira do país asiátido, pela da vizinha Coreia do Sul. Irritadas com o erro, as jogadoras norte-coreanas se recusaram a entrar no gramado enquanto a confusão não fosse corrigida.

coreanas em Londres

Ao mostrar a escalação das equipes da República Popular Democrática da Coreia, ontem, no telão do estádio de Glasgow, na Escócia, os organizadores colocaram as fotos de cada uma das atletas asiáticas ao lado da bandeira sul-coreana.

A partida, válida pelo Grupo G, estava prevista para começar às 15h45m (horário de Brasília), mas só se iniciou às 16h52m (horário de Brasília), com mais de uma hora de atraso. Os espectadores reclamaram da falta de informações da organização e vaiaram muito.

Após perceber a falha cometida, a organização exibiu a bandeira da República Popular Democrática da Coreia nos dois telões do estádio, numa tentativa de desfazer o desrespeito e convencer a seleção asiática a participar da partida. De volta ao campo, as norte-coreanas venceram a partida por 2 a 0, com dois gols de Kim Song Hui.

A confusão gerou mal-estar no reino Unido e o Diretor geral do comitê organizador (Locog), Paul Deighton reconheceu a falha e pediu desculpas. "Cometemos um erro. Simples assim. Pedimos desculpas e tomamos as medidas para garantir que não volte a se repetir de nenhuma maneira", disse Deighton, em entrevista à rede britânica BBC.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, procurou afastar a tese de que o equívoco teria conotações políticas. "Não houve conotação política. O comitê organizador tomou medidas corretivas e isso não se repetirá. Foi um simples erro humano".

O representante da Coreia do Norte no Comitê Olímpico Internacional, Chang Ung, exigiu que o mesmo erro não se repita. "Isso não deveria ter acontecido. Estou realmente surpreso em que ver que os organizadores dos Jogos de Londres, o pessoal do protocolo, não convidou ninguém da equipe para verificar se aquela é a sua bandeira", reclamou o dirigente.

O dirigente sugeriu um novo protocolo para que o mesmo erro não se repita. "Com 302 cerimônias de medalhas previstas, se algo de ruim acontecer, isso será prejudicial ao COI. Antes, as pessoas de protocolo devem convidar o líder da equipe ou o capitão para conferir (a bandeira)."

A rivalidade entre República Popular Democrática da Coreia e Coreia do Sul vem de longa data, desde o fim da Segunda Guerra Mundial, quando os dois se separaram, e da Guerra da Coreia, entre 1950 e 1953. Os países mantém relações tensas até hoje. A primeira disputa entre as nações durante os Jogos Olímpicos será no tênis de mesa masculino.

As gafes do comitê organizador das Olimpíadas, contudo, não pararam por aí. Hoje, uma nova confusão levou o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Konstantin Grischenko, a criticar abertamente o Comitê local. Desta vez, foram cometidos erros nos dados biográficos de atletas. Os organizadores, segundo Grischenko, atribuiram à Rússia cidades e regiões da Ucrânia onde nasceram alguns desportistas russos.

O ministro utilizou o Twitter para se manifestar. "Acabo de ordenar a nossa embaixada no Reino Unido que entre em contato com o Comitê Organizador para que os erros sejam corrigidos", escreveu, indignado.

A delegação olímpica da Ucrânia enviou uma solicitação oficial aos organizadores dos Jogos Olímpicos para que corrijam o mais rapidamente possível os dados biográficos equivocados.

Outro problema foi verificado no programa oficial do jogo entre Reino Unido e Senegal, onde o meia Joe Allen, um dos cinco galeses no elenco, foi listado como inglês. Paul Deighton, diretor executivo do comitê organizador de Londres-2012, disse à BBC que foi um erro honesto. "Foi um simples erro, só isso. Já nos desculpamos e tomamos as medidas necessárias para que isso não aconteça de novo. Foi um erro humano", explicou.

A equipe do Reino Unido foi formada em meio a muitas controvérsias. Jogadores escoceses e norte-irlandeses teriam se recusado a se juntar ao time, enquanto torcedores das outras nações do Reino Unido foram contra a formação da equipe.

Com agências