Hu Jintao recebe tripulação e cientistas de missão espacial

O presidente da China, Hu Jintao, recebeu nesta sexta-feira (27 no Grande Palácio do Povo os membros de uma recente missão espacial que incluiu a participação de uma mulher pela primeira vez como tripulante.

Compareceram também neste encontro cientistas e engenheiros vinculados ao programa da Shenzhou-IX, protagonista junto ao módulo Tiangong-I dos primeiros acoplamentos tripulados automático e manual da China nos dias 18 e 24 de junho deste ano, respectivamente.

Este reconhecimento foi também realizado pelo premiê Wen Jiabao em nome das máximas autoridades do país a todos os trabalhadores que permitiram essas conquistas, quando no dia 29 de junho foi declarada bem-sucedida a missão de 13 dias da referida nave.

Quando a Shenzhou-IX foi lançada no dia 16, o mandatário chinês, que estava de visita oficial à Dinamarca, também parabenizou toda a equipe do programa espacial pela decolagem exitosa através de um documento lido pela conselheira de Estado Liu Yandong.

Hu também conversou no dia 26 de junho com os três taikonautas (termo chinês para designar aqueles que viajam ao espaço), Liu Wang, Jing Haipeng e Liu Yang (mulher), então a bordo do Tiangong-I, a partir do Centro de Controle Aeroespacial desta capital.

Fonte: Prensa Latina