Irã manterá o Estreito de Ormuz aberto
O Irã vai manter aberto o Estreito de Ormuz, importante via de transporte marítimo, enquanto a hidrovia servir seus interesses, disse um comandante militar citado nesta segunda-feira (30).
Publicado 30/07/2012 18:35
Políticos e oficiais iranianos afirmam que o Irã pode, caso necessário, bloquear o estreito – passagem marítima do Golfo pelo qual 40% do petróleo marítimo do mundo passa– como uma resposta à sanções ou a possíveis ações militares.
O ministro das Relações Exteriores do país, Ali Akbar Salehi, disse em julho que o Irã só adotará tal medida caso o direito de uso do Estreito seja negado a seus próprios navios.
“O objetivo do Irã é que todos no mundo utilizem o Estreito de Ormuz, mas contanto que isso não prejudique os interesses do país. Nesse caso, nossa reação seria diferente”, disse o comandante da Guarda Revolucionária do país, Masoud Jazayeri, durante discurso no canal de televisão em língua árabe, Al-Alam, sendo citado pela agência de notícias IRNA.
Israel e os Estados Unidos ameaça uma ação militar contra o Irã para forçar o país a abandonar seu programa de energia nuclear, sob o pretexto de que o projeto teria fins militares. Teerã já reafirmou reiteradas vezes que seu programa nuclear tem somente finalidade pacífica.
Do Portal Vermelho, com agências