Artesanato baiano é destaque em Londres

Símbolo-mor da nossa cultura, a típica baiana de acarajé é imediatamente associada à Bahia em todo o mundo. A imagem, que remete aos costumes e tradições do Estado, já foi representada de diversas maneiras e por diversos artistas: em esculturas, em bonecas de cabaça, estampas e pinturas. Mas uma peça específica, assinada pelo artesão Marcos Vianna, atravessou o Atlântico e aportou definitivamente na cidade de Londres, na Inglaterra.

Encomendada junto ao Instituto Mauá pela Secretaria Estadual do Turismo, a baiana assinada por Vianna está em exposição na Casa do Brasil, à vista dos britânicos e de visitantes dos diversos cantos do mundo. “É bem gratificante; bom pro trabalho, pra ser reconhecido e cria até certa expectativa de, quem sabe, fazer uma exposição por lá”, comemora Marcos Vianna.

A peça, de 50 cm, é fruto da técnica mista de papel-marchê e papietagem. “Eu utilizo técnica mista e trabalho muito com material reciclado, porque a baiana tem estrutura de arame, detalhes em fita crepe e saco de linhagem, é forrada com jornal, leva banho de cola e, se for toda em papel marche, fica muito pesada”, explica o artesão.

Antes de compor a decoração permanente da Casa do Brasil, a baiana de Marcos Vianna ficou em exposição na Embaixada Brasileira em Londres. “É um orgulho saber que, diante de tanta coisa boa que tem por aí, escolheram a minha peça”, celebra ele, que se dedica à atividade artesanal há 11 anos; sete dos quais, cadastrado no Instituto Mauá. “Além da divulgação e da compra regular de peças, o Mauá é uma vitrine e a influência, de fato, é muito boa. Já fiz diversos trabalhos através do Instituto”, afirma.

Casa do Brasil – Inaugurada em setembro de 2009, Casa do Brasil em Londres oferece assistência geral à comunidade brasileira; com serviços de intérprete, aconselhamento jurídico e psicológico, convênios médicos e dentários, auxílio na busca de acomodações, trabalhos e escolas, entre outros. Durante os jogos Olímpicos, a Casa ainda conta com uma programação especial, promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro, com exposições, shows e seminários para promover e divulgar a cultura do Brasil.

Fonte: Ascom/Instituto Mauá