Violência conjugal matou 122 mulheres na França em 2011

A violência conjugal foi responsável pela morte de 122 mulhers na França em 2011, segundo um relatório divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério do Interior.

No ano, a cada três dias morria uma mulher. "Essas mortes não são um problema privado, mas a expressão mais contundente das desigualdades existentes em nossa sociedade", destacou um comunicado o Ministério dos Direitos das Mulheres após a revelação dos dados.

A pasta do Interior informou também que no mesmo período morreram por causa de violência familiar 24 homens, sendo que a metade desses crimes foi cometida por mulheres que haviam sido agredidas por seus parceiros ou ex-companheiros.

De acordo com o ministério, o número total de vítimas é inferior ao registrado em 2010, 2009 e 2008, quando foram registrados 174, 165 e 183 casos, respectivamente.

Os departamentos mais afetados pelo fenômeno são os de Bouches-du-Rhône e Nord.

O novo governo francês anunciou a criação, antes do fim do ano, do Observatório Nacional sobre a Violência contra a Mulher, não só para analisar as causas deste problema, mas também para a prevenção, proteção e apoio às vítimas.

Do Portal Vermelho, com informações da Prensa Latina