Hillary Clinton inicia no Senegal viagem à África

A secretária de Estado dos Estados Unidos Hillary Clinton iniciou no Senegal nesta quinta-feira (2) uma viagem por países africanos, onde se reuniu com o presidente Macky Sall.

Com uma agenda que enfatiza a contraposição à influência chinesa na África e as “ameaças” à segurança por “radicais islâmicos”, Clinton em seu discurso fez um chamado demagógico aos líderes africanos a “pôr a democracia acima de qualquer benefício pessoal.

Em outra tirada demagógica, referiu a que os países africanos deviam beneficiar-se de suas próprias riquezas em lugar de outros de fora.

Meios de imprensa ressaltaram, nesse sentido, que os Estados Unidos estão preocupados com a crescente presença da China em países africanos, aos quais o gigante asiático ajuda com milionários fundos em favor do desenvolvimento econômico e social.

A China, uma das economias que mais cresce no mundo, também necessita para seu desenvolvimento de recursos naturais procedentes da África.

Clinton, que elogiou o Senegal por ser a única nação do ocidente africano que nunca sofreu golpes de Estado, assinalou que o vizinho Mali, que sofreu uma recente rebelião militar, só receberá ajuda dos Estados Unidos quando a democracia for restaurada.

Depois de visitar o Senegal, a responsável de política externa do imperialismo estadunidense irá a Uganda, Quênia, Malawi, África do Sul e o Sudão do Sul.

Com agências internacionais