Osmar Júnior vai participar de reunião com empresários chineses

Para o deputado é importante estreitar e fortalecer as relações Brasil-China

Osmar Alepi - Reprodução
O deputado federal Osmar Júnior, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China, vai participar no próximo dia oito da audiência entre a vice-presidente de Relações Públicas da Huawei, Sra. Irene Fangjing, e a delegação de parlamentares que participou da missão oficial à China, no período de 31 de maio a 10 de junho de 2012, durante a qual a delegação foi recepcionada pela empresa Huawei Technologies Co. Ltda., em Xangai.

De acordo com a correspondência enviada, a reunião servirá para a vice-presidente da Huawei agradecer a visita dos parlamentares brasileiros à empresa na China e conhecer as impressões dos parlamentares sobre a empresa e sua estrutura. “ Vamos trocar impressões mútuas e tratar sobre a estrutura e os investimentos da empresa no Brasil”.

Sessão Solene- Os 200 anos da imigração chinesa no Brasil serão lembrados em sessão solene ainda este ano, atendendo requerimento dos deputados Osmar Júnior (PI) e Luciana Santos (PE) para marcar a data na Câmara.

“Neste momento tão importante e histórico, entendemos que esta Casa não pode deixar de prestar sua homenagem e dar as devidas honras a esse povo que trouxe tanto desenvolvimento e benefícios para nosso país”, ressaltou Osmar Júnior, que é presidente do Grupo Parlamentar Brasil-China.

Bicentenário – Hoje são mais de 2,084 milhões de asiáticos no país. Os dados são do Censo 2010. De acordo com a pesquisa, houve uma explosão da população de origem asiática, principalmente pela chegada de imigrantes vindos da China.

Já a primeira imigração teve início por volta de 1810, em consequência da ocupação de Portugal pelas tropas francesas de Napoleão, quando a corte portuguesa se instalou no Rio de Janeiro.

Assim que tomaram conhecimento da chegada da família real ao Brasil, as autoridades portuguesas e chinesas de Macau, colônia portuguesa, providenciaram a vinda de uma frota de barcos com substancial ajuda, inclusive material de construção e engenheiros e pedreiros para a reurbanização do Rio de Janeiro.