BC chinês reforçará ajustes finos de sua política monetária

O banco central da China anunciou no domingo (5) que fortalecerá os ajustes finos da política monetária na segunda metade do ano, indicando, como muitos analistas pensavam, que mais liquidez será injetada na segunda maior economia do mundo.

A política monetária deve desempenhar um papel contra-cíclico na economia do país e as políticas de crédito serão melhoradas para apoiar o desenvolvimento da economia real, assinalou o Banco Popular da China em um comunicado online.

O documento reitera a importância da adotação de uma política monetária mais previdente, efetiva e favorável para apoiar o crescimento econômico estável e relativamente rápido.

A declaração foi feita no momento em que alguns analistas prevêem mais cortes nas taxas de juros e no coeficiente de reservas bancárias, pois a China registrou recentemente uma demanda decrescente por seus produtos e uma redução da pressão inflacionária.

O banco central também pediu o impulso das reformas financeiras, enquanto urgiu mais esforços para manter a estabilidade financeira.

As autoridades de todos os níveis devem manter-se firmes à linha final de impedir qualquer tipo de risco financeiro regional ou de todo o sistema, segundo o documento.

Fonte: Rádio Internacional da China