Base acusa oposição de desinteresse por matérias de tema social

Os parlamentares da base aliada criticam a oposição por manter a obstrução nas votações da Câmara esta semana, impedindo aprovação de matérias importantes para os setores sociais. Para o deputado Daniel Almeida (BA), que exerce a liderança do PCdoB na Casa esta semana, por mais que oposição alegue a falta de liberação das emendas parlamentares, a decisão é uma manifestação de desinteresse com os temas voltados para os setores sociais.

Das três Medidas Provisórias (MPs) que trancam a pauta de votação, duas são de ajuda à região Nordeste, que passa por período de grande estiagem, e uma do plano Brasil Carinhoso. Os parlamentares da base aliada defendem a urgência na votação das propostas, que visam fortalecer as políticas sociais do governo federal.

Leia também:
Deputados tentam retomar votações após recesso parlamentar

 

“A oposição não pode frear um programa de governo voltado para o desenvolvimento do país. O Brasil Carinhoso é resultado da opção pelo social feita desde o governo Lula e continuada com Dilma. É um plano que precisa ser aprovado, pois beneficiará cerca de dois milhões de famílias em situação de extrema pobreza por meio da ampliação do Bolsa Família para crianças até seis anos”, argumentou o deputado Afonso Florence (PT-BA).

Daniel Almeida acredita que esta semana a base aliada estará mais presente para garantir a votação das matérias. Segundo ele, a oposição, ao se negar a votar as matérias, demonstra sua posição política de sempre, que nunca valorizou os setores sociais e nem as regiões mais pobres do país como o Nordeste.

Brasil Carinhoso

Florense destaca que com o Brasil Carinhoso haverá elevação do teto do benefício atualmente pago pelo Bolsa Família. Além disso, o novo programa terá ações conjuntas dos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e conterá importantes ações na área de educação e saúde.

Na educação, o governo vai aumentar o número de vagas de creches em todo o país, com recursos para ampliação da rede pelos municípios. Também está previsto o aumento em quase 70% do valor repassado aos municípios para reforçar a alimentação das crianças matriculadas. Na saúde, o programa garante a suplementação de vitaminas por meio de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

O Brasil espera a aprovação das MPs, em especial da MP 570. “Todos nós queremos retirar as crianças de até seis anos da extrema pobreza e proporcionar uma qualidade de vida melhor para elas”, finalizou Florence.

Da Redação em Brasília