Celac firma acordo de cooperação bilateral com a Índia
A Índia e a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) firmaram, nesta terça-feira (7) um acordo para aumentar a colaboração bilateral em setores como o comércio e investimentos.
Publicado 07/08/2012 11:32
O grupo formado pelos ministros de Relações Exteriores do Chile, Alfredo Moreno; da Venezuela, Nicolás Maduro e o vice-ministro cubano da pasta Rogelio Sierra firmaram o acordo em encontro com a chefe da diplomacia indiana, S. M. Krishna.
“Os ministros resolveram intensificar o intercâmbio de visitas a todos os níveis, incluindo o máximo, para conseguir uma associação estratégica. Acordaram a necessidade de se reunirem todos os anos alternadamente na Índia e no país que ocupar a presidência da Celac”, detalha o texto.
No comunicado se ressalta a intenção de ambas as partes de articular mecanismos que permitam incrementar a colaboração bilateral em setores como o comércio e investimentos, segurança energética, agricultura, ciência e tecnologia, cultura e educação, assim como estreitar sua colaboração nos organismos internacionais.
“A América Latina tem grandes reservas energéticas, como petróleo, gás, minerais, grandes extensões para a agricultura, e no caso da Índia, tem incentivado o desenvolvimento industrial, o avanço tecnológico, coisas que nós precisamos para dar um salto para o desenvolvimento”, explicou Alfredo Moreno.
Nicolás Maduro enumerou dois objetivos: o primeiro é “nos integrarmos por dentro, unirmos verdadeiramente, respeitando a diversidade cultural e política”, e o segundo se concentra em “integrarmos de maneira paralela o mundo emergente”.
“Por isso são tão importantes estas reuniões aqui na Índia e na China”, anotou, em referência à segunda etapa da viagem pela Ásia do trio da Celac.
A reunião realizada hoje é a primeira reunião ministerial entre a Índia e a Celac, organização regional formada por 33 países da América Latina e Caribe. A presidência pró-tempore é ocupada pelo Chile.
Com Aporrea