Osmar apoia enfermeiros pela redução da jornada de trabalho
Ele participou de café da manhã a convite do Conselho Regional de Enfermagem
Publicado 07/08/2012 11:20 | Editado 04/03/2020 16:59

A luta pela jornada de trabalho de 30 horas para trabalhadores da área da saúde é uma reivindicação antiga. Há 10 anos que a Enfermagem brasileira luta para aprovar o Projeto de Lei conhecido como PL 30 Horas, que estabelece a jornada máxima de 30 horas semanais para os enfermeiros/as, técnicos/as e auxiliares de enfermagem. “Nós somos amplamente favoráveis a esta mudança, que é, inclusive, recomendada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) da Organização das Nações Unidas (ONU)”.
De acordo com Osmar, os trabalhadores da Enfermagem estão expostos aos riscos ocupacionais e a redução da jornada para 30 horas vai garantir maiores condições de trabalho para os profissionais do setor. “É uma jornada segura com menos desgaste físico e emocional e mais capacidade de trabalho”. Segundo ele, a proposta já foi aprovada por unanimidade nas comissões de Seguridade Social e Família, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e, portanto, está pronta para ser votada em plenário.
Para a Confederação, a redução da jornada é necessária à saúde, qualidade de vida, melhor prestação de serviço e levará à geração de mais postos de trabalho. O argumento é que os profissionais da Enfermagem devem ter tratamento diferenciado por conta das características próprias da atividade que exercem.