Yamaguchi elimina campeão do mundo e garante medalha no boxe

O brasileiro Yamaguchi Falcão teve boa apresentação nesta quarta-feira (8) contra o cubano Julio La Cruz Peraza, atual campeão do mundo da categoria meio-pesados, para atletas de até 81 kg.

Falcão surpreendeu a todos e conseguiu a vitória por 18 a 15. O combate, realizado na Arena Excel, rendeu ao Brasil mais uma medalha no boxe — o lutador sul-americano irá tentar, agora, brigar pelo ouro na próximas luta.

Irmão de Esquiva, que também está na semifinal, mas na categoria dos pesos médios (até 75 kg), e que lutará na sexta-feira (às 11h, de Brasília), eles tentarão repetir o feito dos irmãos norte-americanos Leon e Michael Spinks, que ganharam ouro no boxe na Olimpíada de Montreal-1976.

La Cruz é o atual campeão mundial da categoria e era um dos favoritos à medalha de ouro, inclusive pela tradição e história de Cuba em conquistas na modalidade. Apesar do sucesso de Cuba no ringue, o país jamais foi capaz de produzir um só ouro olímpico entre os meio-pesados.

No primeiro assalto os dois tentaram golpes decisivos, abertos, e o cubano, andando bastante pelo ringue, até parecia ter mais controle. Os árbitros deram 4 a 4 nos pontos.

Já no segundo assalto, que chegou a ser parado por soltar a tira do capacete do cubano, Yamaguchi esperava o ataque de La Cruz para golpear principalmente com socos de mão direita. E os árbitros deram vitória brasileira por 6 pontos a 5.

Para o terceiro e último assalto a estratégia do brasileiro (de uniforme azul) não mudou. Ele contra-atacava bem enquanto o cubano (de vermelho) tentava manter a distância curta e golpeava.

Quando preciso, amarrou o combate, abraçando o oponente, chegando a ser advertido. Após uma expectativa pelo anúncio dos juízes, ele venceu o último assalto por 8 a 6 e foi comemorar.

Do Portal Vermelho, com informações do UOL