Celac: parceria com China e Índia fortalece integração regional

Nesta quinta-feira (9), uma delegação da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), chegou a Pequim para fortalecer as relações bilaterais com o conjunto de países emergentes, tais como Índia e China. O chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou que a medida impulsiona o projeto de integração da América Latina.

Celac - AVN

De acordo com o diplomata, “a Celac nos agrupa dentro de um conceito de união de uma América nossa, verdadeiramente independente, com possibilidade de nos desenvolvermos e integrarmos ao mundo em condições de equilíbrio e igualdade”, destacou em entrevista à TeleSUR.

Leia também:
Celac firma acordo de cooperação bilateral com a Índia

A delegação da Celac é formada pelo chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, seu homólogo chileno, Alfredo Moreno, e o vice-ministro das Relações Exteriores de Cuba, Rogelio Sierra.

Os três representantes também estiveram na Índia, onde acordaram estabelecer uma agenda de trabalho que inclui reuniões anuais e trocas de visitas presidenciais, com o objetivo aprofundar as relações diplomáticas entre ambas as partes e firmar acordos na área de comércio e investimentos mútuos.

De acordo com Maduro, em Nova Delhi foram firmadas importantes parcerias: “acordamos a criação de um fundo de desenvolvimento econômico empresarial entre a Índia e a América Latina; a criação de um grupo de trabalho para o tema agroalimentar e a criação de um fórum energético que abarque tanto energias tradicionais como as do novo desenvolvimento tecnológico”, detalhou.

Ele ressaltou ainda que “é extraordinário ver que regiões como a Índia, uma das grandes potências emergentes, esteja articulando em um encontro histórico com toda a América Latina e Caribe”.

As reuniões ocorreram após a visita do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, a vários países sul-americanos, na qual propôs criar um fórum de cooperação de alto nível com a América Latina e Caribe.

Da Redação do Vermelho, com AVN