Desemprego na Grécia alcança novo recorde histórico

A taxa de desemprego na Grécia registrou um novo recorde histórico e em maio afetou 23,1% da população ativa, segundo dados publicados nesta sexta-feira pelo Instituto de Estatística Grego (Elstat).

desemprego na grécia

O número de desempregados gregos já é de quase 1,15 milhão de pessoas, 311 mil mais que em maio de 2011, quando a taxa de desemprego era de 16,8%, e 34 mil mais que em abril deste ano, que registrou o que então também foi um recorde histórico com 22,6% de desempregados.

Em relação ao desemprego juvenil (menores de 25 anos), o número atingiu também um recorde histórico, situando-se em 54,9%, frente a 41,5% no mesmo mês do ano passado. O desemprego feminino foi outro que superou a média, situando-se em 26,8%, mais de seis pontos acima do número do ano passado.

Por outro lado, a produção industrial e as exportações da Grécia aumentaram no mês de junho, após meses em retrocesso. De acordo com o organismo estatístico grego, a produção industrial do junho passado cresceu 0,3% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Igualmente, em junho continuou a tendência dos últimos meses à redução da diferença na balança comercial exterior, ao registrar-se queda de 18,2% nas importações, enquanto as exportações aumentaram 3,3%, ambos os dados em relação ao mesmo mês de 2011.

A Grécia se encontra no quinto ano consecutivo de recessão e diversos organismos e inclusive o próprio Governo estimam que a economia grega se contrairá a um ritmo similar ao de 2011, quando caiu 6,9%.

Fonte: Efe