Hollande apoia retirada de tropas francesas do Afeganistão

O presidente da França, François Hollande, apoiou neste sábado (11) a retirada dos militares franceses estabelecidos no Afeganistão ainda antes de 2013. A declaração foi feita durante uma homenagem ao último soldado falecido no páis.

A retirada de nossas tropas está em marcha, terá sido concluída no final do ano e passaremos o relevo às autoridades locais, afirmou Hollande durante a cerimônia dedicada ao major Franck Bouzet, caído em solo afegão na terça-feira, num ataque. Não obstante, o chefe de Estado francês recordou que os militares de seu país não sairão completamente da nação centro-asiática, já que parte do contingente europeu continuará os trabalhos de treinamento do exército afegão.

Conforme o mandatário, no final de agosto, 650 soldados franceses retornarão para casa e antes de concluir 2012 farão a viagem de regresso dois mil efetivos com missões de combate.

Baixas francesas

Como membro ativo da Otan, a França apoiou a invasão perpetrada pelos Estados Unidos e a Aliança Atlântica ao Afeganistão em 2001, no marco da chamada Guerra contra o Terrorismo. A missão francesa – uma das mais golpeadas pela insurgência talibã – contabiliza, depois de mais de uma década de luta, cerca de 86 baixas mortais, segundo o site icasualties.org.

E ainda, a participação do contingente galo na nação centro-asiática esteve marcada pela tragédia quando em janeiro passado um militar afegão matou quatro efetivos franceses.

O incidente no qual o soldado disparou contra seus colegas de armas europeus levou Paris a acelerar a retirada de suas tropas do Afeganistão.

Fonte: Prensa Latina