Movimento de Solidariedade a Cuba na Bolívia pede liberdade dos 5

O Movimento de Solidariedade a Cuba na Bolívia reiterou sua posição a favor dos cinco antiterroristas cubanos presos injustamente nos Estados Unidos, durante Encontro Nacional, realizado em Cochabamba. 

A organização reiterou sua determinação de manter a luta para que “o governo imperialista dos Estados Unidos deixe imediatamente em liberdade os cinco prisioneiros retidos naquele país por 14 anos”.

 “Pedimos o retorno imediato dos cinco para a terra cubana. Expressamos nossa militante solidariedade com seus familiares e que continuem na luta pelo retorno imediato”, diz a resolução final, que foi apresentada no encontro. 

Ao mesmo tempo, saúda o desenvolvimento e crescimento dos comitês de solidariedade aos Cinco Cubanos nos diferentes continentes e de modo particular as ações do Comitê Internacional por sua liberdade, com sede nos Estados Unidos.

O Movimento de Solidariedade a Cuba, na Bolívia insiste na necessidade de somar a destacadas personalidades da arte, cultura e a defesa dos direitos humanos para a campanha a favor dos Cinco, ratificam o compromisso dos movimentos sociais e organizações sindicais .

A organização ratificou a importância da próxima visita à Bolívia da esposa de Gerardo Hernández Nordelo, Adriana Pérez.“Mobilizaremos para que a verdade dos Cinco chegue aos mais diversos setores da população boliviana, com a intenção de sensibilizar a opinião pública, que não conhece a situação dos prisioneiros cubanos”

O Movimento de Solidariedade a Cuba ratificou também seu apoio e solidariedade “a revolução bolivariana, que constrói o povo irmão da Venezuela e chamamos a atenção sobre as primeiras ações para tentar enfrentar o processo no país irmão”.

“Estamos seguros de que no próximo outubro o povo venezuelano obterá uma nova vitória nas urnas, para continuar fazendo pátria e construindo o socialismo”, finaliza a resolução.

Os Cinco Patriotas Cubanos foram detidos em setembro de 1998, quando monitoravam os planos contra Cuba de organizações terroristas financiadas pelos Estados Unidos, no sul da Flórida. A atividade anônima dos cubanos permitiu frustrar várias ações contra a ilha. 

Com Prensa Latina