Nas Cataratas do Iguaçu estudantes pedem liberdade dos 5 cubanos

O pedido pela libertação para os cinco antiterroristas cubanos presos desde 1998 nos Estados Unidos chegou no lado argentino das Cataratas do Iguaçu, consideradas uma das novas maravilhas naturais do mundo.

Militantes do comitê pela liberdade dos Cinco e estudantes Escola Latinoamericana de Medicina de Cuba (ELAM) da localidade missioneira Deldorado manifestaram apoio para os Cinco antiterroristas cubanos da Garganta do Diabo, um conjunto de cascatas que forma o maior fluxo de água nas Cataratas do Iguaçu 

Entre bandeiras de Cuba e cartazes pedindo a liberdade dos Cinco, como são conhecidos Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando González nas campanhas por sua libertação, os jovens explicaram aos interessados detalhes do processo manipulado processo que foram submetidos. 

Dentro do trem que conduz os turistas para a Garganta do Diabo, distribuíram folhetos onde se lia “Liberdade para os Cinco” e também explicavam a gestão em defesa da humanidade pela qual foram condenados injustamente.

Os Cinco foram detidos em setembro de 1998 quando monitoravam os planos de organizações terroristas financiadas pelos Estados Unidos e presos no sul da Flórida, para informar dos mesmos para autoridades cubanas.

A atividade anônima destes jovens lutadores antiterroristas permitiu frustrar várias ações que iam do ingresso ilegal de armas para Cuba e a explosão de aviões civis em pleno voo, até a preparação de atentados contra a vida dos principais dirigentes da Revolução.

Fonte: Prensa Latina