PC da China realizará em outubro seu 18º Congresso Nacional
O Partido Comunista da China (PCCh) realizará em outubro seu 18º Congresso Nacional. O evento acontecerá em Pequim, capital chinesa. Já foram eleitos todos os 2.270 delegados representantes do PCCh.
Publicado 14/08/2012 15:51
O Congresso do PCCh ocorre a cada cinco anos. É o principal evento político do país. O vice-diretor do Departamento de Organização do PCCh, Wang Jingqing, afirmou nesta terça-feira (14) em comunicado à imprensa nacional e internacional que os representantes foram eleitos entre os 80 milhões de membros do Partido.
Segundo ele, esses delegados podem ser considerados como a elite política do Partido. Entre os eleitos, mais de 72% entraram no Partido depois dos anos 1970, quando o país começou a adotar a política de Reforma e Abertura.
O processo eleitoral para o 18º Congresso começou em outubro do ano passado. Os representantes eleitos são de diferentes áreas, como economia, ciência e tecnologia, defesa nacional, educação, comunicação, cultura, saúde e esporte. Eles vão discutir questões importantes sobre o PCCh, além de escolher a nova liderança do partido.
Em relação à formação dos representantes, Wang Jingqing destacou que houve um aumento significativo no número dos membros que trabalham nas entidades de base, que representa 30,5% da totalidade. O número dos operários subiu de 51 no último congresso para 169. Desses, 26 são trabalhadores migrantes.
"Segundo a Carta do Partido Comunista da China, o PCCh é a vanguarda da classe operária chinesa. A elevação da percentagem dos operários entre os representantes partidários se reveste de muita importância para consolidar a base do partido."
A idade média dos representantes eleitos é de 52 anos. Há 114 delegados abaixo de 35 anos, 5% do total. Esse número representa um aumento de quase 2% em relação ao congresso anterior. Representantes do sexo feminino ocupam 23% do total de delegados e os de minorias étnicas 11%.
De acordo com as práticas estabelecidas, o Comitê Central do PCCh também convidará membros do Partido que estão aposentados de seus postos de liderança como representantes especiais.
Quanto ao processo de eleição, Wang Jingqing garantiu que foi transparente, público e democrático.
"A nossa eleição começa com a fase de inspeção do comportamento de cada candidato. Depois de publicar a lista de candidatos, ouvimos opiniões públicas."
A mídia chinesa acompanhou todo o processo de eleições. Os candidatos recomendados receberam inspeção rigorosa, cujo resultado foi publicado via internet ou TV.
Fonte: Rádio Internacional da China