Semana do Patrimônio Cultural reflete e vivencia Olinda
Evento vai de 13 a 17 de agosto, com oficinas, palestras e apresentações.Toda a programação é gratuita, mas é preciso se inscrever nos seminários.
Publicado 14/08/2012 13:30 | Editado 04/03/2020 16:56
A importância da cultura pernambucana será relembrada a partir desta segunda-feira (13), quando Olinda recebe a quinta edição da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Com o tema “Patrimônio Cotidiano”, o evento segue até 17 de agosto, com uma série de palestras, oficinas, passeios e apresentações. O objetivo é vivenciar e pensar a preservação da cidade, que comemora 30 anos da inscrição de seu Sítio Histórico na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), exatamente no último dia do evento.
Com seus casarões, mosteiros e ateliês, o Sítio Histórico de Olinda foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1968, e erigido Monumento Nacional pelo Congresso Brasileiro em 1980. Anos depois, em 2006, a cidade do carnaval foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura.
Iniciada com o lançamento dos livros “Olinda abrasada”, de Waldênio Porto, “O farol de Olinda de 1537” e o livro de tombos dos bens e aforamentos da Câmara Municipal de Olinda, ambos de Valéria Maria Agra de Oliveira, a Semana do Patrimônio se divide em quatro eixos. O primeiro deles, “Experimentar o patrimônio”, conta com exposições, apresentações e mostras gastronômicas. Em “Interpretar o patrimônio”, os visitantes terão a chance de fazer passeios pelo Sítio Histórico, além de visitar exposições e mostras arqueológicas.
Por sua vez, “Pensar o patrimônio” traz seminários, capacitações e oficinas, alguns voltados apenas para gestores ou alunos de escolas públicas locais. Para se inscrever nos seminários, os interessados devem baixar a ficha de inscrição no blog da Semana, e enviá-la para o e-mail semanapatrimonio@gmail.com. Além disso, “Brincar com o patrimônio” traz oficinas de frevo, capoeira e um desfile de serenata, que fecha a programação, às 21h30 do dia 17.
A noite de encerramento conta, ainda, com apresentações gratuitas na Praça do Carmo, com participação de Selma do Côco, Maracatu Leão Coroado e o Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia Noite. Confira
Hoje
Dando continuidade a V Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, a Prefeitura de Olinda, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, a Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe convidam para o segundo dia de atividades.
O destaque da tarde desta terça-feira é o seminário sobre mobilidade urbana em sítios históricos com a participação de Juan José Amorena da Pression & Fuerza e Sandra Bernardes Ribeiro. O seminário começa às 14h, no Palácio dos Governadores.
Esta edição da Semana do Patrimônio terá como foco as cidades patrimônio, tendo a atenção voltada para a realidade local, suas relações sociais e práticas socioculturais, além de seus múltiplos usos e sentidos atribuídos pelos seus moradores. A V Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que acontece entre os dias 13 e 17 de agosto. Segue a programação desta terça-feira:
14 DE AGOSTO – TARDE
14h – Seminário sobre Mobilidade Urbana em Sítios Históricos com a participação de Juan José Amorena da Pression & Fuerza e Sandra Bernardes Ribeiro – Coord. de Gestão e Qualificação Urbana da Coordenação Geral de Cidades Históricas – IPHAN, Local: Palácio dos Governadores – Sede da Prefeitura de Olinda, Varadouro.
14h30 – Oficina de Capoeira para crianças e jovens com o mestre Sapinho da Escola de Capoeira Art Brasil.
16h – Lanche com produtos da gastronomia regional.
16h30 – Apresentação da escola de música do Grêmio Henrique Dias com jovens da comunidade de Olinda.
17h – Encerramento das atividades.
Fonte SECOM e G1