Economia de Xangai mostra sinais de estabilidade

Xangai está apresentando uma recuperação lenta com o crescimento econômico de 7,4% no segundo trimestre, em comparação com o de 7% no primeiro trimestre.

Durante o primeiro semestre deste ano, o centro financeiro da China se esforçou para promover a reestruturação econômica. O valor agregado do mercado imobiliário foi reduzido em 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto a indústria terciária registrou uma alta anual de 10,3% em seu valor agregado.

Atualmente, a indústria terciária ocupa 60,4% do PIB de Xangai, e o governo local disse que a cidade se concentrará no desenvolvimento de serviços para a faixa superior do mercado, incluindo finanças e transporte marítimo durante a segunda metade do ano.

A metrópole possui um setor de serviços que representa mais de 70% do PIB total, e a disparidade entre Xangai e outras grandes cidades no mundo impulsionará o desenvolvimento da cidade, analisou Yan Jun, economista chefe do Departamento de Estatísticas de Xangai.

Semelhante ao resto do país, a indústria manufatureira de Xangai começa a registrar recessão. Durante o primeiro semestre de 2012, o valor de produção da indústria manufatureira de informação eletrônica caiu 6% em termos anuais.

Yan previu que, estimulado pelo desenvolvimento do setor de serviços e de outras indústrias, combinando a baixa taxa de crescimento econômico no ano passado, Xangai pode continuar com uma recuperação econômica lenta durante a segunda metade do ano.

Xiao Lin, vice-diretor da Comissão de Desenvolvimento e Reforma de Xangai, assinalou que embora a economia chinesa continue sendo comprimida pela decrescente demanda do mercado exterior durante a segunda metade do ano, a demanda nacional se tornará uma força motriz.

Fonte: Rádio Internacional da China