Fernando Morais retoma livro sobre o governo Lula

O escritor Fernando Morais, que participou de pré-estreia do filme Corações Sujos em São Paulo nesta terça-feira (14), conta que retomou as entrevistas com o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva para o livro que prepara sobre os últimos 30 anos de sua atuação na política nacional.

O trabalho, que havia começado no meio de 2011, teve que ser interrompido em outubro passado por causa da descoberta de um tumor de laringe de Lula. A doença acabou atrasando o lançamento do livro, que agora deve ficar pronto no final de 2013 ou posteriormente.

O livro já seria lançado somente após as eleições de 2012, porque os dois queriam evitar que o material fosse chamado de usado como "propaganda" ou "contrapropaganda". O autor conta que já foi procurado por editoras do exterior por causa do trabalho, mas que nada foi acertado, pois eles não querem contar com "o omelete antes de ter o ovo da galinha".

O trabalho mostrará desde quando Lula foi preso por ser líder do Sindicato de Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no início dos anos 1980, até os bastidores de seu mandato e a entrega da Presidência para Dilma Rousseff, no início de 2011. Morais adianta que busca "não publicar nada que as pessoas já saibam".

O escritor era deputado na época em que ex-presidente foi preso, e diz que essa experiência irá ajudá-lo a escrever a obra. "Ter esse convívio com ele ajuda muito no meu trabalho, porque ele vai falar de coisas que eu vivi, estava ali perto."

Ele relembra como se deu a prisão de Lula: "Eu era deputado, estava lá [no sindicato] para dar um pouco de segurança para ele, Fernando Henrique [Cardoso] esteve um pouco antes, e a gente não acreditava que o governo faria aquilo. Ficamos lá conversando até meia-noite, 1h, aí a gente ouviu um barulho de helicóptero. Olhamos pela janela do sindicato, e estava tudo cercado, com tropas de choque".

Corações Sujos, filme sobre a organização japonesa Shindo Renmei baseado em livro homônimo do escritor, estreia nos cinemas nesta sexta-feira (17).

Fonte: G1