Olinda: Renildo faz campanha de rua e recebe apoio popular
O prefeito de Olinda e candidato à reeleição, Renildo Calheiros (PCdoB), tem feito uma campanha propositiva e em contato direto com a população. Respaldado por uma aliança que conta com 21 partidos, ele tem percorrido a cidade para conversar com o povo. A boa recepção é fruto do trabalho desenvolvido pela gestão comunista no município.
Publicado 15/08/2012 09:57
Na tarde da última segunda (13), ele realizou uma grande caminhada pelas ruas do bairro de Caixa d’Água. Localizada na periferia da cidade, esta é uma das áreas que mais vem recebendo intervenções urbanísticas, como o calçamento de ruas e a limpeza de galerias. Durante a atividade, Renildo recebeu o carinho e o apoio de moradores e comerciantes que, até a gestão comunista no município, amargavam a indiferença por parte do poder público.
Renildo Calheiros circulou por ruas estreitas, subiu e desceu ladeiras. Em sua maioria, vias calçadas, limpas e pavimentadas, fruto do trabalho exitoso que vem sendo desenvolvido na cidade. “Olinda é um município pobre, economicamente falando. Então, nestes quase quatro anos de governo, nós solidificamos as parcerias com os governos Federal e Estadual iniciadas na gestão de Luciana Santos. Isso nos garantiu recursos para realizar todas estas obras estruturadoras que se veem na cidade”, comenta.
O trabalho se reflete na recepção dos populares. Muitos foram os moradores e comerciantes que convidaram Renildo Calheiros para entrar em suas casas e estabelecimentos. Pessoas que conviviam com ruas esburacadas, cheias de lama e com esgoto a céu aberto podem, agora, desfrutar de uma via pavimentada, com sinalização e ônibus na porta. “Hoje, eu posso dizer que sou o prefeito que mais calçou ruas em Olinda. Só em Caixa d’Água já são 66”, disse.
Corpo a corpo
Desde o início da campanha, Renildo Calheiros vem participando de encontros e reuniões plenárias com a população nos diversos bairros de Olinda. As caminhadas se iniciaram no último dia 7 de agosto e desde então ele já percorreu ruas de Ouro Preto, Salgadinho, Rio Doce, Caixa d’Água e Jardim Atlântico.
Em cada um desses encontros, Renildo tem a oportunidade de conversar olho no olho com o eleitor, de destacar as obras que foram feitas para a melhoria da qualidade de vida em Olinda e o que está em execução. “Esse contato é importante porque, muitas vezes, um morador de Ouro Preto não tem conhecimento do que está sendo feito em Caixa d’Água, por exemplo”, ressalta.
Oposição
Durante o governo de Renildo Calheiros, e especialmente neste período de campanha eleitoral, os candidatos de oposição em Olinda tentam difundir a ideia de que o prefeito nada fez pela cidade e que é um estrangeiro na Marim dos Caetés, como também é conhecido o muncípio.
“Eu tenho rebatido estas acusações com trabalho. Não preciso fazer propaganda das obras que estão acontecendo porque isso tem um custo e o valor para se veicular uma campanha publicitária no horário nobre, por exemplo, é o mesmo para iniciar o calçamento de uma rua. Além do que existe um tempo certo para se falar no que está sendo feito pela cidade que é o período de campanha pelo qual estamos passando”, argumenta Renildo.
Em seus discursos, ele enfatiza que “são tantas obras acontecendo em Olinda que, até quem era candidato a prefeito, saiu da disputa e declarou apoio à minha reeleição”. “Foi assim com o Ricardo Costa (PTC), a Teresa Leitão (PT) e o ALF (PMN)”, exemplifica.
Sobre sua naturalidade, Renildo defende que toda a sua vida política foi construída em Pernambuco. Foi vereador, secretário no governo de Luciana Santos e deputado federal, sendo que duas vezes o mais votado em Olinda.
“Eu nunca vi um caso em que o filha venha ao mundo num lugar diferente de onde a mãe está. Quando eu nasci, minha mãe estava em Murici, uma cidade de Alagoas. Mas, desde 1979, quando fui aprovado no vestibular da UFPE, que moro em Pernambuco. Então, eu escolhi Pernambuco para viver”, brinca o prefeito.
De Olinda,
Daniel Vilarouca