Florianópolis: Renato Rabelo reforça campanha junto à militância

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, comandou, nesta terça-feira (14), ao lado da candidata à Prefeitura de Florianópolis Angela Albino e do vice Nildomar Freire, o Nildão, uma grande plenária de caminhada para a vitória com centenas de militantes dos partidos da coligação Avança Florianópolis (PCdoB, PT, PR, PRB, PRP, PTdoB).

A vinda de Rabelo abre uma série de participações de autoridades nacionais que virão para Florianópolis em apoio à eleição de Angela e Nildão nas próximas semanas. A tônica do encontro foi a emoção ao conclamar a tradição e força da militância dos partidos como o grande trunfo nas vitórias históricas das frentes populares em campanhas eleitorais.

“Nós [a militância] somos nossa máquina de campanha. Essa não é uma eleição de “máquinas” como outros querem fazer crer. Para nós é uma eleição política, de debate, de propostas, de ideias porque queremos ver renovada a cidade e a maneira de fazer política. A militância vai assumir a responsabilidade que tem nessa campanha e se inspirar nas mulheres, por exemplo, que protagonizaram nossas duas grandes caminhadas pelo Centro da cidade. Vamos para a rua, conversar com as pessoas para que conheçam nossas propostas e a força de nossa militância”, disse Angela.

Um dos pontos altos da plenária foi protagonizada pela ex-vereadora de Florianópolis Lia Klein. Em um discurso objetivo, forte e emocionante, Lia conclamou a militância falando sobre a importância histórica da união de forças políticas de esquerda que privilegiam o bem-estar social, a inclusão e o projeto coletivo. “Façamos com que cada vez mais doemos a nossa energia para quem deseja construir uma sociedade cada vez melhor”, disse emocionada. Lia foi aplaudida de pé por minutos.

Em seu discurso, Nildão ressaltou a união dos partidos coligados em torno de um projeto estruturante para a cidade e a importância do apoio da presidenta Dilma Rousseff para que Florianópolis entre no rumo do desenvolvimento e da promoção da justiça social. “Estamos reconstruindo um elo forte e edificando um projeto para a cidade e não de currículos particulares. Estamos vendo nos olhos, sorrisos e sentimentos, uma coisa que há muito tempo não se via nessa cidade. Nós não queremos mais o modelo dos que confundem os negócios lá de casa, com os negócios da Prefeitura. Por isso, muita energia, muita sola de sapato para apresentarmos para cada um dos cidadãos o nosso projeto para Florianópolis”, falou emocionado.

Angela, com a companhia dos dois filhos e com seu neto Vicente no colo, fez questão de agradecer um a um os presidentes dos partidos coligados e falar da importância de todos na formação e união da frente que concorre à Prefeitura. “O que faz a gente estar liderando pesquisa não é o meu nome. Meu nome é um nome fantasia, porque eu me chamo cada um dos nossos candidatos e candidatas a vereador, mas principalmente eu me chamo PCdoB, PT, PR, PRB, PRP e PTdoB. Nós, juntos, estamos construindo mais do que uma campanha alegre, viva, cheia de amor, garra, ternura. O que estamos construindo aqui é o início de um grande governo, um marco para essa cidade, um marco que o Brasil vivencia e que nós de Florianópolis vamos vivenciar também. Quando nós governarmos aqui do jeito que o governo federal governa esse país, nós vamos mudar essa cidade”, falou.

Ao falar diretamente com centenas de militantes presentes, Angela fez questão de lembrar de figuras históricas de luta pela democracia e igualdade social. “Somos especiais porque no nosso sangue corre o sangue de João Amazonas, de Oswaldão, Helenira Rezende, Pedro Pomar e de tantos outros heróis do povo brasileiro”, falou com a voz embargada.

Renato Rabelo fechou a plenária reafirmando a importância histórica da união dos partidos que compõem a coligação Avança Florianópolis para a cidade se integrar ao projeto nacional de desenvolvimento e inclusão social. “Nós vamos, com essa frente política atual, engatar Florianópolis a esse projeto histórico nacional para que ele possa acontecer aqui também. A nossa diferença para os demais é que construímos projetos para a cidade linkado com o projeto do governo federal que responde as necessidades e anseios do nosso povo”, disse.

O presidente nacional do PCdoB falou também da importância de uma mulher estar encabeçando a frente. “Angela é uma liderança que se formou com grande capacidade política, de articulação, de realização. Com a eleição de Dilma, o povo passou a compreender que a mulher é mais sensível, mais compreensiva nas relações o que deu a nossa presidente um grande prestígio e autoridade. Isso mostra a capacidade da mulher de ser agente da mudança, agente do progresso, do papel decisivo que a mulher tem na construção da nova realidade brasileira. Angela representa esse novo tempo e o povo de Florianópolis merece isso”, finalizou.

Fonte: Assessoria da candidata Angela Albino.