Pesquisa Ibope: Geraldo cresce e alcança 2º lugar no Recife

O candidato Geraldo Julio (PSB) – que tem o comunista Luciano Siqueira como vice – já é o segundo colocado na corrida pela Prefeitura do Recife, segundo pesquisa do Instituto Ibope divulgada nesta quinta (16), pela Rede Globo/Folha de Pernambuco. O socialista subiu quatro pontos e fechou a pesquisa estimulada com 16%, mesma pontuação de Mendonça Filho (DEM), que antes tinha 20%. 

Já Humberto Costa (PT) caiu três pontos e ficou com 32%. Daniel Coelho (PSDB) variou positivamente dentro da margem de erro e marcou 10%.

Ainda de acordo com o Ibope, Esteves Jacinto (PRBT) se manteve na quinta posição, com 2%. Edna Costa (PPL) e Roberto Numeriano (PCB) registraram 1% cada. Jair Pedro (PSTU) está com menos de 1%. Brancos e nulos fecharam em 15%; enquanto que 8% dos eleitores não quiseram ou não souberam responder.

A tendência de crescimento da candidatura da Frente Popular pode ser observada ao longo da série histórica do Ibope. A distância de Geraldo para Humberto, que era de 35 pontos percentuais há exatamente um mês, caiu para 16%. Na comparação entre Geraldo e Mendonça, a diferença que era de 15 pontos não existe mais.

Abordado por jornalistas após uma caminhada no bairro dos Coelhos, Geraldo comentou seu desempenho na nova rodada do Ibope. “Os números vão mostrando nosso crescimento contínuo na campanha. A pesquisa traduz a receptividade que temos sentido nas ruas, de pessoas que veem na nossa candidatura a esperança de mudar a cidade”, destacou.

Com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, a pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 15 de agosto. Ao todo, 805 pessoas foram entrevistadas. O registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi sob o número 00068/2012.

Rejeição baixa

Entre os candidatos a prefeito, Geraldo Julio foi quem apresentou a menor rejeição: 14%. Por outro lado, Mendonça Filho e Edna Costa empatam no topo da lista com 25%, cada. Humberto Costa vem logo em seguida, com 23%. Eles são seguidos por Jair Pedro (21%), Esteves Jacinto (19%), Daniel Coelho (18%) e Roberto Numeriano (17%). Não souberam ou não quiseram responder fechou em 16%;13% disseram que poderiam votar em todos candidatos.

O Ibope também simulou a disputa de segundo turno. Humberto Costa aparece na frente nas duas simulações feitas.

Fonte: UmNovoRecife