Haddad defende proposta para reduzir déficit habitacional em SP

O candidato à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, da coligação Para Mudar e Renovar São Paulo (PT, PCdoB, PSB e PP), apresentou nesta sexta (17) mais detalhes sobre a meta de construção de 55 mil unidades habitacionais em São Paulo.

Segundo Haddad, a entrega de unidades habitacionais na capital se dará com a cessão para exploração comercial nos dois primeiros andares em edifícios habitacionais, reduzindo os custos que a Prefeitura teria de arcar com a aquisição de áreas para o projeto Minha Casa, Minha Vida, parceria com o governo federal que conta com poucas unidades em São Paulo.

“Com os recursos do Minha Casa, Minha Vida e as tecnologias desenvolvidas na última década tenho certeza que vamos conseguir produzir a meta que estabelecemos”, disse o ex-ministro da Educação, que fez uma caminhada em Cidade Ademar e visitou um projeto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, no Jardim Miriam, extrema zona sul de São Paulo.

A proposta é que os dois primeiros pavimentos de novos conjuntos sejam cedidos para exploração comercial, operação que permitirá à Prefeitura oferecer áreas ao projeto habitacional do governo federal. Pela ideia, o município teria condição de adquirir terrenos a partir dos repasses da exploração comercial. “O que está errado hoje em São Paulo é o modelo do programa, a atual gestão não conseguiu fechar uma equação financeira. Vamos adotar o uso misto de ocupação dos imóveis”, explicou. Destacou ainda que a região central da cidade também poderá receber conjuntos habitacionais.

Fernando Haddad criticou a gestão Serra/Kassab pela ausência de política habitacional. “Na última década, a melhor do país em quarenta anos, São Paulo quase não avançou para reduzir o déficit habitacional.”

O ex-ministro do governo Lula destacou os investimentos no entorno do Arco do Futuro, conjunto de avenidas que circundam a cidade e que servirão de referência para reorientar o desenvolvimento da cidade. Ele citou os entornos da avenida Cupecê, próxima à região visitada nesta sexta-feira (17), e a Jacu-Pêssego, na Zona Leste, exemplos de áreas que serão priorizadas.

Campanha limpa

Fernando Haddad está comprometido com uma São Paulo mais bonita e sustentável. Por isso, o petista lançou nesta semana a “Campanha Limpa, Bairro Limpo”, iniciativa inédita entre os nomes que disputam a Prefeitura de São Paulo.

Com essa ação, todas as caminhadas da campanha terão duas pessoas exclusivamente encarregadas de limpar o trajeto percorrido, retirando detritos e materiais de campanha deixados durante o percurso do evento. O material recolhido – principalmente papel com propaganda de candidatos a vereador – será enviado a cooperativas de reciclagem de lixo de São Paulo.

Ibope

Haddad comentou o resultado da pesquisa Ibope divulgada na noite desta quinta-feira (16). Segundo o levantamento, ele tem a preferência eleitoral de 9% dos paulistanos, ante 6% registrados na última sondagem, realizada em 3 de agosto.

“O desejo de mudança é o que fica em todas as pesquisas divulgadas até aqui”, afirmou o candidato, que atribuiu o crescimento ao trabalho da militância petista. “Quando a militância sai para a rua, acaba tendo algum impacto”, disse.

Informações da assessoria da campanha de Fernando Haddad