Manuela: município deve assegurar prevenção ao câncer de mama

Única candidata mulher na disputa pela prefeitura de Porto Alegre, Manuela D’ Ávila (PCdoB) caminhou em defesa da prevenção contra o câncer de mama. Ela foi um dos destaques da Caminhada das Vitoriosas. A marcha rosa aconteceu neste domingo (19) na capial gaúcha.

Manuela Marcha das Vitoriosas - Manuela Marcha das Vitoriosas

A 9ª edição do evento organizada pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) contou com a presença de mais de 2 mil pessoas – entre elas o vice Nelcir Tessaro (PSD) e diversas candidatas à Câmara municipal. Mulheres e homens, que venceram o câncer, participaram da caminhada com o objetivo de alertar para a importância de prevenir a doença. 

Manuela falou sobre a importância de o município garantir que mulheres previnam a doença. Quando descoberto em fase inicial, o câncer de mama tem 95% de chances de cura. Apesar disso, a doença é a que mais mata mulheres até os 50 anos. O estado está em segundo lugar no Brasil em número de mortes provocadas pela doença. São mais de mil por ano, cerca de 30 por dia.

"As mulheres são cuidadoras das suas famílias e sofrem com o caos na saúde. O município reduziu as mamografias em 46%. Quando eu for prefeita, a gestão da saúde será prioridade, para que as nossas mulheres não morram de um câncer que tem cura, que é o câncer de mama", disse Manuela.

Informações da assessoria da candidata