Produção de petróleo na China registra crescimento moderado

A produção de petróleo bruto da China subiu apenas 0,6% anualmente para 17,24 milhões de toneladas em julho, pois a atual desaceleração econômica diminuiu a demanda na indústria, segundo dados divulgados pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma (CNDR) na segunda-feira (20).

Os produtores petrolíferos chineses refinaram 34,16 milhões de toneladas de petróleo bruto, um aumento de 1,5% anualmente, mas a produção de produtos petrolíferos subiu 4% para 21,46 milhões de toneladas, informou a CNDR, o órgão de planejamento econômico da China.

Por outro lado, o consumo de petróleo refinado no país aumentou 4,4% para 21,86 milhões de toneladas.

Os dados de julho não compensaram a queda na produção doméstica de petróleo bruto da China nos primeiros seis meses sob a crescente dependência do país nas importações para atender sua demanda doméstica, segundo dados da CNDR.

A produção de petróleo bruto do país de janeiro a julho atingiu 117,35 milhões de toneladas, uma queda de 1,3% em termos anuais. As importações de petróleo bruto cresceram 10,2% para 161,9 milhões de toneladas nos primeiros sete meses, segundo dados alfandegários.

Fonte: Rádio Internacional da China