China continental e Taiwan ligadas por novo cabo submarino

Os primeiros cabos submarinos de telecomunicações que ligam a ilha chinesa de Taiwan e a parte continental da China entraram em funcionamento nesta terça-feira (21). São dois cabos de fibra ótica, que conectam a cidade de Xiamen na Província de Fujian, sudeste da China, e a ilha de Kinmen. Eles servirão como uma "autovia da informação", declarou Wang Xiaochu, presidente da China Telecom, o principal construtor e operador da linha.

Wang disse que a capacidade projetada dos cabos Xiamen-Kinmen, cuja construção terminou em 22 de junho, é quase 100 vezes o volume atual de telecomunicações entre ambas as partes.

Uma ponta da autovia chinesa da informação que liga o continente a Taiwan

Antes do lançamento da linha direta, os sinais eram transmitidos através de cabos de via internacional depois que os serviços de telecomunicação através do Estreito foram abertos em 1993.

Kao Mingshu, empresário taiwanês que vive em Xiamen e faz negócios na parte continental, disse que os novos cabos facilitarão sua comunicação com sua família em Taiwan. "As dificuldades de comunicação são a maior preocupação para minha família em Taiwan", comentou ele, acrescentando que a maior eficiência de informações certamente beneficiará as ligações entre os dois lados do Estreito.

Com informações da agência Xinhua