Deputados aprovam MP da Seca e acenam com novas votações 

Os deputados conseguiram aprovar nesta terça-feira (21), após vários adiamentos, a medida provisória (MP) que trata de ações para o enfrentamento da seca no Nordeste. A matéria prevê linhas de crédito para produtores rurais de municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública. A medida prevê ainda outros benefícios, como a renegociação de dívidas desses municípios com o INSS.

A votação foi definida em acordo pelos líderes partidários, que já decidiram também a pauta do plenário para esta quarta-feira (22), que prevê a votação de outra medida que trata da seca no Nordeste. A MP que abre crédito extraordinário de quase R$700 milhões para atender a população atingida.

O líder do PT, deputado Jilmar Tatto (SP), elogiou a aprovação da matéria, dizendo que “mais uma vez a Câmara cumpriu seu papel de votar proposta de interesse do País. Além disso, a aprovação dessa medida demonstra que os partidos da base aliada estão em consonância com as diretrizes do governo”, afirmou.

O deputado José Guimarães (PT-CE), coordenador da Bancada do Nordeste, afirmou que a aprovação da MP é uma conquista da região Nordeste. “O dia de hoje vale por um ano. A medida tem questões fundamentais para a região e, também, resolveu a questão da gratificação dos servidores deste órgão tão importante para o Nordeste que é o Dnocs. A Câmara está de parabéns”, disse.

Da redação em Brasília
Com agências