Comissão da Verdade realiza audiência pública no Pará

A Comissão Nacional da Verdade (CNV), em parceria com o Comitê Paraense da Verdade, Memória e Justiça no Pará, realiza na próxima quarta-feira (29), às 14 horas, no auditório da Universidade da Amazônia (Unama), em Belém, uma audiência pública com o objetivo de colher relatos de graves violações de direitos humanos, praticadas por agentes públicos, ocorridas no estado, entre 1946 a 1988.

Dois membros da Comissão da Verdade irão ao Pará: o ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles e o professor Paulo Sérgio Pinheiro, que falarão ao público sobre os andamentos dos trabalhos da CNV.

Pinheiro abordará a Comissão da Verdade brasileira no contexto latino-americano, a história de sua formação desde o reconhecimento da responsabilidade do estado brasileiro pelos crimes da ditadura até a aprovação do projeto de lei que a criou. O professor falará também dos poderes da comissão e o estágio em que se encontra o trabalho da CNV e as perspectivas.

Cláudio Fonteles se manifestará sobre o legado da comissão, que só será efetivo se houver participação da sociedade civil: “é fundamental que, por todo o Brasil, sejam criadas redes da cidadania em prol de uma sociedade democrática, para que se evite o retorno do Estado ditatorial, violador dos direitos da pessoa humana”, afirmou.

Após as falas dos membros da Comissão da Verdade, o comitê paraense se pronunciará. Às 15 horas está previsto o início do depoimento dos inscritos.

Pela manhã, a Comissão da Verdade se reunirá, às 8h30, com o governador do Pará, Simão Jatene, e, às 10h30, com a subseção da OAB no estado. Às 11h30, os membros da Comissão concedem uma entrevista coletiva na sede da OAB-PA.

Serviço
Audiência Pública da Comissão Nacional da Verdade no Pará
Quando: quarta-feira, 29
Horário: 14 às 18 horas
Local: Auditório Dom Alberto Ramos – Campus Senador Lemos – Universidade da Amazônia (Unama)
Endereço: Av. Senador Lemos, 2809, Belém, Pará