PCdoB rechaça as ameaças que a Síria recebeu dos Estados Unidos

Em resolução divulgada nesta sexta-feira (24) pela Comissão Política Nacional (CPN) do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a organização rechaça a atual ameaça dos Estados Unidos contra a Síria.

Reunida na sede do Partido, em São Paulo, a CPN criticou a política externa dos Estados Unidos, que "mais uma vez tentam transformar a vítima em agressor e procuram passar uma mentira por verdade para justificar o injustificável: uma agressão militar imperialista direta contra a Síria".

Leia abaixo a íntegra da resolução:

Resolução da Comissão Política Nacional do PCdoB

O imperialismo estadunidense eleva o tom das ameaças de agressão militar à Síria

Os jornais estamparam manchetes no transcurso desta semana, divulgando pronunciamento do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama. Desta feita a ameaça foi de que um ataque militar à República Árabe da Síria poderia ocorrer caso esta usasse suas “armas de destruição em massa”. Mais uma vez, tentam transformar a vítima em agressor e procuram passar uma mentira por verdade para justificar o injustificável: uma agressão militar imperialista direta contra a Síria. Fizeram isso no Afeganistão, depois no Iraque em 2003, e mais recentemente na Líbia.

O Partido Comunista do Brasil, que nos últimos meses expressou por várias vezes e de forma clara sua firme solidariedade ao povo sírio, e sua posição em defesa da soberania da Síria, vem à público mais uma vez rechaçar toda e qualquer ameça ou ataque a mais este país do Oriente Médio, que pode ser seguido de um ataque ao Irã e até levar a uma guerra regional de dimensões e consequências imprevisíveis.

Apoiamos a posição da China e da Rússia, no Conselho de Segurança da ONU, no sentido de deixar claro que não aceitam uma solução para a situação atual da Síria que não seja a diplomática e pacífica. Condenamos qualquer “solução” militar, pois as agressões e ocupações militares lideradas pelos EUA e pela OTAN têm se mostrado um completo fracasso do ponto de vista político e uma tragédia para os povos agredidos.

Conclamamos nossa militância, amigos e aliados, a defenderem a soberania nacional da Síria e a auto-determinação de seu povo.

Não à guerra imperialista no Oriente Médio!

Pela paz, todo apoio à soberania da Síria!

Do Portal Vermelho